A Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, esteve ontem na Escola das Armas (EA), em Mafra presidindo à apresentação pelo Exército, do projeto-piloto «Defesa + Jovem».
A iniciativa contou com uma apresentação na ala dos atos da EA e com uma exposição de capacidades da Escola das Armas, na qual a ministra participou, tendo dialogado com os 10 jovens participantes, alunos do 8.º ano da Escola Básica de Mafra.
De acordo com informações disponibilizadas pelo governo, “o projeto-piloto «Defesa + Jovem» responde ao interesse que consistentemente vem sendo manifestado pelos participantes no Dia da Defesa Nacional em conhecer de modo mais próximo o trabalho realizado pelas Forças Armadas e poder experienciar o dia-a-dia de uma unidade militar”.
O projeto destina-se a jovens dos 12 aos 15 anos, dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, terá a duração de 3 a 5 dias com possibilidade de pernoita nas unidades militares, e abrange diferentes atividades consoante os ramos das forças armadas (Força Aérea, Marinha e Exército) envolvidos.
No caso do Exército, o projeto «Militar por três dias» decorre na Escola das Armas, entre 18 e 20 de julho e contará com 10 participantes.
A Força Aérea realizou a atividade «Voa com a Força Aérea» na Base Aérea n.º 8/Aeródromo de Manobra n.º 1, em Maceda, entre 14 e 16 de julho, e envolveu 20 participantes.
Na próxima semana, entre 24 e 28 de julho, será a vez da Marinha, com o «Marinheiro por 5 dias», a ocorrer na Base Naval de Lisboa, envolvendo 15 participantes.
Na Escola das Armas, em Mafra, a Ministra da #Defesa, Helena Carreiras, recebeu os jovens que hoje iniciam o projeto-piloto Defesa + Jovem, a cargo do @Exercito_pt. Uma iniciativa que procura dar a conhecer e aproximar as Forças Armadas da sociedade civil. pic.twitter.com/ZrIRWUIWeK
— Defesa Nacional (@defesa_pt) July 18, 2023