As Praias do Algodio e da Foz do Lizandro-Rio foram interditas a banhos no passado dia 6, após as análises à qualidade da água efetuadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), terem revelado valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência (ver aqui).
A interdição a banhos na praia do Algodio foi hoje levantada por indicação da Autoridade Regional de Saúde, face ao resultado de uma nova análise à qualidade da água.
Por outro lado, a interdição na Foz do Lizandro-Rio mantém-se, uma vez que a nova análise revelou um aumento dos valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência.
As águas do Lizandro na sua foz têm apresentado, com demasiada frequência, valores bacteriológicos alarmantes, sem que nem as autoridades locais, nem as autoridades de saúde tenham dado a conhecer estratégias para debelar esta situação que afeta a saúde pública e o equilíbrio ecológico da região.
Sábado, dia 9 de setembro, a praia da Foz do Lizandro estava com bandeira amarela e cheia de banhistas e surfistas dentro da água. Aparentemente não há restrições a banhos na água do mar.