Mafra | Lançamento do livro “D. Maria Bárbara de Bragança no Palácio de Mafra” de Sérgio Gorjão

Palácio de Mafra

 

Na próxima 2.ª feira, 18 de abril, assinala-se o dia Internacional dos Monumentos e Sítios, e a Biblioteca do Palácio Nacional Mafra será palco do lançamento do livro “D. Maria Bárbara de Bragança no Palácio de Mafra”, de Sérgio Gorjão (atual Diretor do palácio).

Data: 18 de abril
Hora: 18h00
Local: Biblioteca do Palácio Nacional Mafra

Sinopse: O retrato de D. Maria Bárbara de Bragança, segundo Jacopo Amigoni, pintor italiano na corte espanhola, foi adquirido através de angariação de fundos pela Associação do Grupo de Amigos do Palácio e oferecido ao Palácio em dezembro de 2020. Esta obra ilustra a vida de D. Maria Bárbara, primogénita de D. João V e D. Maria Ana de Áustria, cujo nascimento, em 1711, está na génese da construção de um convento franciscano em Mafra, e faz a análise e comparação desta pintura, no contexto da fortuna iconográfica da rainha de Espanha.

A sessão contará com a presença de representantes da Associação dos Amigos do Palácio de Mafra, da Associação Portuguesa de Museologia, do Professor Doutor Vítor Serrão, catedrático e diretor do Departamento de História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que prefaciou a obra, entre outras entidades.

A apresentação da obra terminará com um apontamento musical a cargo da cravista Jenny Silvestre.

 

Leia também