Mafra | Iniciada a empreitada da ETAR do Carvalhal
A construção da ETAR no Carvalhal, no concelho de Mafra, foi autorizada pelo Ministério do Ambiente em julho de 2020 (ver artigo).
A apresentação pública da empreitada de conceção e construção de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) no Carvalhal, em Mafra, foi apresentada à população local em outubro deste ano. Esta semana foi revelado que a empreitada foi consignada no dia 21 de outubro e que já se iniciou a fase de conceção e construção.
A Fábrica de Água do Carvalhal será construída na margem esquerda da ribeira de Cheleiros e irá tratar as águas residuais provenientes das povoações de Carvalhal, Meã, Alqueidão, Valverde, Boco, Pipo e Arroeiras, num total de cerca de 1.200 habitantes (aproximadamente 20% da população da União das Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros).
A infraestrutura terá capacidade para tratar um caudal de 26 metros cúbicos por hora e utilizará a tecnologia de lamas ativadas com capacidade para tratar 356 m³/h.
Dotada de tratamento secundário, contando com as fases de pré-tratamento e elevação inicial e intermédia, tratamento biológico e decantação secundária, contribuirá para a aplicação de medidas ambientais adequadas para evitar a contaminação do rio Lizandro e da praia da Foz do Lizandro.
A Águas do Tejo Atlântico refere que esta infraestrutura dará “um grande contributo ambiental e de saúde e na qualidade de vida das populações servidas” dado que a mesma “vai receber, tratar adequadamente e descarregar de forma ambientalmente segura os efluentes domésticos de pequenas indústrias existentes e fossas séticas individuais” permitindo salvaguardar “a requalificação ambiental do meio recetor”.
A empreitada de conceção e construção está orçada em 1,8 milhões de euros, sendo o prazo de execução de 41 meses (22 meses para a elaboração do projeto e 19 meses para a execução da obra).