Ontem, 14 de julho, o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR de Mafra, identificou “um homem de 72 anos, por autoria de um incêndio rural que se iniciou num terreno agrícola na localidade dos Salgados”.
O incêndio resultou da emissão de fagulhas de uma rebarbadora, uma vez que o homem se encontrava a “efetuar trabalhos de corte de um poste de eletricidade que se encontrava no solo, com recurso a uma rebarbadora”.
O alerta de incêndio foi dado pelo próprio homem que “tentou extinguir o foco, mas as condições climatéricas não permitiram e o fogo acabou por alastrar”.
A GNR remeteu os factos ao Tribunal Judicial de Lisboa.
No último ano, a grande maioria dos incêndios registados teve “origem na realização de trabalhos de gestão de combustível, queimadas e queimas de sobrantes de exploração”.
A GNR alerta para que se “evitem comportamentos de risco nos espaços florestais e agrícolas e, em caso de incêndio, ligue de imediato para o 112, transmitindo de forma sucinta e precisa a localização, a dimensão estimada e a forma de acesso mais rápida ao local”.
O Jornal de Mafra e a DGS Aconselham
Mantenha-se protegido
Cuide de si, cuide de todos!