Nova Habitação social no concelho de Mafra
De acordo com dados do município, o parque habitacional do concelho de Mafra é composto por 137 habitações, distribuídas por “dois bairros, situados em Mafra e na Malveira, e por algumas habitações dispersas”.
Habitação social
O concelho de Mafra é um dos concelhos da AML sem vagas para habitação social (ver artigo do Jornal de Mafra), para fazer face a essa falta, o município tem vindo a adquirir e requalificar alguns edifícios.
Na vila de Mafra está em fase de requalificação o edifício da Rua Júlio da Conceição Ivo que possuía “reduzidas condições de habitabilidade” e que depois de concluídas as obras contará com 17 fogos (6 T1, 10 T2 e 1 T3) destinados à habitação social (Ver artigo do Jornal de Mafra).
Mais habitação social na Malveira
Neste momento estão a decorrer dois concursos públicos com vista à criação de mais habitação social na Malveira, são eles:
- No edifício da antiga GNR, será construído um edifício multifamiliar composto por 6 T2 e 6 T3, destinado à habitação social, no qual será possível construir 12 fogos.
O preço base de investimento é de: 2.141.376,21 € - Reabilitação de 4 fogos térreos destinados à habitação social, na Vila Tininha, na Malveira.
O preço base de investimento é de: 531.593,38 €
Em abril, a câmara iniciou o processo de aquisição de dois prédios na Malveira, situados na rua 25 de Abril, entre a Rua Movimento das Forças Armadas e a Rua Beatriz Costa, destinados à construção de habitação social (ver artigo do Jornal de Mafra).
Segundo o estudo efetuado pela autarquia será possível construir neste espaço 5 edifícios: “4 edifícios ao longo da Rua 25 de Abril e 1 outro edifício, com maior área de implantação, ao longo da Rua Movimento das Forças Armadas” possibilitando a construção de 58 novos fogos com as seguintes tipologias: 5 T1, 30 T2 e 23 T3.
A câmara também pretende construir fogos, a disponibilizar em regime de arrendamento mais favorável e acessível, na Quinta da Figueira Branca, na freguesia de Mafra, no limite dos Gonçalvinhos, junto à futura escola – ver artigos do Jornal de Mafra aqui e aqui).