Mafra | GNR – Novo comandante territorial apostado em reforçar a segurança pública no concelho

[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Mafra | GNR – Novo comandante territorial apostado em reforçar a segurança pública no concelho

 

O tema da segurança pública tem vindo a tomar cada vez maior relevância no concelho de Mafra. O concelho, em alguns aspetos faz lembrar as beiras dos anos 60 do século passado, com a sua pacatez, a sua interioridade e algum fechamento sobre si próprio, enquanto noutros aspetos, se aproxima da modernidade, com o que ela traz de bom, mas também com alguma insegurança, algum aumento dos crimes relacionados com o trafico de droga e com assaltos, isto, sobretudo no eixo mais desenvolvido do concelho, Venda do Pinheiro-Malveira/Mafra/Ericeira.

O Jornal de Mafra esteve hoje à conversa com o novo comandante do Destacamento territorial da GNR de Mafra, Capitão Ferreira da Silva, tendo ficado a saber que o concelho, e nomeadamente a vila da Ericeira, viu aumentar o números de efetivos em 3 elementos e mais um veiculo, sendo que, neste momento, todos os veículos, incluindo uma antiga moto, se encontram operacionais.

Por outro lado, a nível nacional está atualmente a decorrer um curso de formação de novos efetivos, sabendo-se já que no início do próximo ano, estes novos elementos poderão já entrar ao serviço, estando já assegurado que alguns deles virão reforçar o efetivo que atua no concelho de Mafra.

Ainda no que diz respeito à Ericeira, como já referimos, um importante pólo no que diz respeito à segurança do concelho, em finais de setembro, a vila assistiu a uma operação de segurança que envolveu meios muito significativos. Tratou-se de uma Operação Especial de Prevenção Criminal (OEPC) com a finalidade de controlar, detetar e prevenir a prática de infrações cometidas com armas“. Esta a operação foi pedida, tendo em consideração vários fatores, desde logo, o aumento significativo da população residente, o aumento do número de turistas, particularmente na região da Ericeira.

Esta operação incidiu particularmente em espaços de diversão noturna, especialmente nos bares e na discoteca da Ericeira.  A operação justificou-se ainda pelo facto de se ter verificado “um aumento de ocorrências com distúrbios e desacatos, transpondo um sentimento de insegurança para os residentes e visitantes (turismo incluído), sobretudo, com a particular preocupação na possibilidade de utilização de armas para o cometimento de crimes na zona“.

A operação a que nos referimos e que envolveu várias valências, ocorreu entre as 23H00 e as 05H00, da noite de 21 para 22 de setembro de 2019 e envolveu militares dos Postos Territoriais da Ericeira, Mafra, Malveira, Livramento, elementos do Núcleo de Investigação Criminal, o Destacamento de Intervenção de Lisboa, o Destacamento de Trânsito de Torres Vedras, binómios de deteção de armas e estupefacientes do Grupo de Intervenção Cinotécnica/Unidade de Intervenção da GNR e ainda equipas da Autoridade Tributária.

No total, esta operação envolveu 61 elementos e dela resultaram 2 autos relativos a estupefacientes, 78 veículos fiscalizados tendo-se registado 13 contraordenações ao Código da Estrada, 8 casos de excesso de álcool, 4 autos no âmbito da inspeção tributária, tendo ainda sido apreendidas pequenas quantidades de haxixe e de canábis.

Da parte da GNR, a autoavaliação então feita aponta para o facto de ter contribuído para “o aumento do sentimento de segurança local” e para a “recolha de informação útil para posteriores operações“, quer no âmbito da prevenção, quer em termos de investigação criminal.

 

Leia também

3 Thoughts to “Mafra | GNR – Novo comandante territorial apostado em reforçar a segurança pública no concelho”

  1. Nuno Ferreira

    ainda à posto no Livramento? Ouvi dizer que tinham ido todos para Mafra na escola segura e só ficou cá um sargento sozinho.

  2. Cidadão atento

    Na Azueira, Sobral da Abelheira, Gradil, Vila Franca do Rosário e Enxara do Bispo, o Posto do Livramento só tem 6 elementos. Seremos cidadãos de 2.º classe? Vão fazer um Posto novo para quê?

  3. Leopoldino Flores

    Nota-se falta de “poliamento” na rua, principalmente na freguesia de Mafra e não só. É possivel circular na freguesia durante uma semana sem ver um agente. Vai mudar? Ainda bem.

Comments are closed.