Mafra é um dos 11 municípios onde Militares fazem patrulhamento, vigilância e deteção de Incêndios Rurais

Militares tropa

 

São 11 os municípios portugueses que celebraram protocolos com o Exército Português no âmbito da prevenção e combate aos incêndios, durante a época de verão e quando o risco é mais elevado.

Mafra é um desses 11 municípios. Os outros são: Viana do Castelo, Braga, Povoa de Varzim, Boticas, Caldas da Rainha, Sintra, Loulé, Monchique, São Brás de Alportel e Tavira.

O Chefe do Estado-Maior do Exército afirmou que “em permanência temos 300 militares em missões de vigilância aos fogos”, acrescentando que “adicionalmente temos unidades para fazer rescaldo pós-incêndio também. São seis unidades escalão pelotão e depois temos uma série de módulos de emergência que o Exército prepara, desde módulo psicológico, máquinas de engenharia ou apoio sanitário”.

Os militares, em missões contra incêndios durante o verão, realizam patrulhas de vigilância nos 11 municípios referidos e asseguram ainda a vigilância em áreas protegidas, na sequência de outro protocolo celebrado com o Instituo de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). Podendo ainda realizar “patrulhas adicionais” quando estas foram solicitadas pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) ou pela GNR.

 

Leia também