Mafra | Cerimónia do 9.º aniversário da Escola das Armas [Imagens]

 

A Escola das Armas celebrou o seu 9.º aniversário no passado dia 17 de junho e ontem realizou a habitual cerimónia comemorativa.

A cerimónia, que este ano se realizou na parada Tenente-Coronel Magalhães Osório, no interior da instituição – habitualmente tinha lugar no Terreiro de D. João V – foi presidida pelo General José Nunes da Fonseca, Chefe do Estado-Maior do Exército.

Estiveram ainda presentes na cerimónia, o antigo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Pina Monteiro, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Aldevina Rodrigues, e o Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, Tenente-General Guerra Pereira, entre outras entidades militares e civis.

Tal como vem sendo habitual nestas cerimónias, cerca de duas dezenas de crianças de Borba assistiram à Cerimónia Militar, a convite da Escola das Armas. A deslocação destas crianças a Mafra insere-se nas Comemorações da Batalha de Montes Claros (data que se assinala a 17 de junho) e no âmbito do protocolo de cooperação existente entre a Escola das Armas e os municípios de Borba e Mafra.

Os useiros discursos estiveram a cargo do Comandante da Escola das Armas, Brigadeiro General Morgado Silveira, que enalteceu “o trabalho, dedicação e empenho das Mulheres e dos Homens que como Soldados de Portugal a prestar serviço na Escola das Armas com elevada competência, profissionalismo, abnegação e discrição” e do Chefe do Estado-Maior do Exército que referiu que “neste dia festivo, por direito próprio, é pertinente e merecido o implícito orgulho, de todos e de cada um, pela obra realizada e pela visão pragmática do futuro próximo“.

Depois do tradicional desfile das tropas em parada, as comemorações terminaram com a inauguração do Espaço Memória.

[Imagens: Exército Português]

Leia também