Mais uma vez, a Paróquia católica de Santo André de Mafra solicitou apoio à Câmara de Mafra, desta feita para a requalificação da igreja da Barreiralva.
De acordo com o Pároco, a população da Barreiralva “tem sido incansável na realização das festas anuais da sua comunidade, cujo lucro reverte para a realização de benfeitorias na área envolvente à capela que serve e está à disposição da população daquela comunidade”, mas “são necessárias ajudas externas à comunidade” para a realização das obras.
Assim, para realizar a obra, que orça os 25 500 euros + IVA, a comunidade local conta com fundos próprios, com diversas iniciativas de angariação de fundos, com a ajuda de toda a paróquia de Mafra e está a recorrer a diversas instituições e entidades, no sentido de solicitar a sua ajuda.
Segundo os documentos a que o Jornal de Mafra teve acesso, a obra prevê:
- Pintura decorativa para nave e arco transepto da Igreja
- móvel para sacrário, com porta lateral e 1 motivo à frente (Altar-Mor), sacrário (igual ao da Ig. Achada), credência e base da presidência
- Pavimento
- Montagem de iluminação (aplicação de luminária adequada ao ambiente envolvente e de consumo mais rentável)
- Limpezas dos telhados, reparação da porta principal da Igreja, isolamento das madeiras das janelas exteriores
O Pároco de Santo André de Mafra solicitou apoio à câmara Municipal de Mafra, tendo a mesma decidido atribuir uma verba de 9.000,00 (nove mil euros), à Paróquia de Santo André de Mafra/Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Santo André de Mafra, para apoiar as obras de requalificação da Igreja da Barreiralva.
A inauguração das referidas obras está agendada para o dia 15 de agosto, cerimónia que contará certamente com as autoridades locais eleitas que com dinheiros públicos subsidiaram a obra, e com a presença de Rui Valério, Ordinário Castrense de Portugal.