Mafra | Calendário das procissões da Quaresma de 2024

Procissão

Mafra | Calendário das procissões da Quaresma de 2024

 

A Vila de Mafra mantém uma tradição que remontará, diz-se, ao século XVIII, a de fazer sair da Basílica quatro procissões durante a Quaresma, enquadradas nos ritos e tradições publicamente ostentadas pela ICAR (Igreja católica Apostólica Romana).

A pandemia levou à suspensão das procissões da Quaresma em 2020 e 2021, mas em 2022, estas manifestações públicas da ICAR voltaram e este ano irão realizar-se nas seguintes datas:

  • 25 de fevereiro – Procissão do Senhor dos Passos
  • 10 de março – Procissão de Penitência da Ordem Terceira de São Francisco (Terceiros)
  • 24 de março – Procissão das Sete Dores de Nossa Senhora (Burrinha)
  • 29 de março – Procissão do Enterro do Senhor

Jornal de Mafra 2018.03.25 20h43m25s 056Tal como em anos anteriores, a Câmara Municipal de Mafra reconhece o “potencial no âmbito do turismo religioso” que esta quatro procissões representam para a Vila de Mafra, e que a sua realização é “uma celebração secular e não apenas um fenómeno de fé, mas um conjunto monumental atrativo de povos e visitantes, no testemunho de uma grandiosidade atestada pela beleza e imponência dos andores e suas imagens”, e “considerando que a logística associada comporta compreensivelmente custos, em especial devido à ornamentação dos andores, à conservação dos paramentos e à participação das bandas filarmónicas que, com o seu contributo, acentuam a solenidade das cerimónias e criam o ambiente pretendido” a câmara Municipal apoia financeiramente a organização destas manifestações religiosas.

O apoio concedido tem este ano o valor de 1.300,00 € (mil e trezentos euros) e destina-se como em anos anteriores a “fazer face a algumas das despesas inerentes à realização das Procissões Quaresmais de 2024, nomeadamente com a banda que as acompanhará”.

Jornal de Mafra 2018.03.25 20h30m15s 031O apoio surge depois de a Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento da Paróquia de Santo André de Mafra ter solicitado à câmara o apoio financeiro.

Dado que, para além do aspecto estritamente religioso, estas constituem património histórico e tradicional da Vila de Mafra, vimos, mais uma vez, solicitar a V. Exa. se digne conceder um subsídio para ajuda dos custos inerentes, muito particularmente, com a banda acompanhante

As três primeiras procissões serão realizadas à tarde, após a missa das 15h00.

A Procissão do Enterro do Senhor é a única que se realiza em horário noturno, às 21h00.

Leia também