Mafra | Arquivo Nacional do Som custos somam 4,5 milhões de euros

Arquivo Som Localização

Arquivo Nacional do Som, custos somam 4,5 milhões de euros

 

Na próxima 5.ª feira, 27 de junho, o Torreão Sul do Palácio Nacional de Mafra recebe a cerimónia em que será anunciado o vencedor do concurso público de arquitetura para a conceção do “Projeto das instalações do Arquivo Nacional do Som”. A cerimónia será presidida pela Secretária de Estado da Cultura, Maria de Lurdes Craveiro.

Segundo o governo, o Arquivo Nacional do Som será “uma entidade do Estado, de âmbito nacional, que tratará da reunião, preservação e acesso ao património documental sonoro em Portugal, conforme os mais elevados padrões técnicos internacionalmente estabelecidos”.

O Arquivo Nacional do Som ficará localizado na Rua Coronel Vítor Alves (ver artigo do Jornal de Mafra) e contará com diversos serviços, incluindo um laboratório de conservação de áudio e os depósitos de suportes de som.

O projeto, que será apresentado publicamente na próxima 5.ª feira, foi desenvolvido pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, em articulação com a Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas.

A construção do edifício será financiada integralmente pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num valor total de 4,5 milhões de euros. Estando ainda prevista a aquisição de parte substancial do equipamento através do PRR, num valor de 2 milhões de euros.

O projeto, certamente considerado prioritário e estruturante, atinge assim um custo que ascende à bonita soma de 4,5 milhões de euros.

Na 5.ª feira, para além do vencedor, serão atribuídos prémios aos segundo e terceiro classificados. O projeto vencedor está ainda no “segredo dos deuses”.

Aos prémios serão atribuídos os seguintes valores: 1.º prémio — 7 mil euros; 2.º prémio — 5 mil euros; 3.º prémio — 3 mil euros

 

Partilhe o Artigo

Leia também