Lisboa terá amanhã um exercício de alerta de tsunami

tsunami, onda

Assinala-se hoje o Dia Mundial de Sensibilização para os Tsunamis. Amanhã, 6 de novembro, em Lisboa, no quadro desta comemoração irá ocorrer um simulacro/exercício para “testar o alerta e grau de prontidão das instituições envolvidas na proteção de pessoas e bens aquando de um tsunami na região do Atlântico Nordeste, Mediterrâneo e Mares Conexos (NEAMTWS, na sigla em inglês), onde Portugal se insere”.

O exercício, denominado NEAMWAVE’23, decorrerá entre as 08h00 e as 14h30consistindo “num conjunto de comunicações durante o qual os diversos intervenientes ao nível nacional e internacional trocarão entre si notificações técnico-operacionais relacionadas com a eventualidade de um sismo, responsável pela geração de um tsunami com impacto nas costas da região do Nordeste Atlântico”.

Entidades envolvidas

O exercício envolve o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Direção-Geral da Autoridade Marítima (DGAM), o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo da Marinha (MRCC – Maritime Rescue Coordination Centre), os Serviços Municipais de Proteção Civil e Corpos de Bombeiros dos concelhos litorais e estuarinos de Portugal Continental. Participam ainda um conjunto de entidades responsáveis pela gestão de infraestruturas vitais das redes de energia, abastecimento de água, comunicações e redes rodo e ferroviárias.

O município de Lisboa, refere que irá participar neste exercício, “procurando testar o Sistema Municipal de Aviso e Alerta de Tsunami, que consiste no acionamento da sirene instalada na Praça do Império, em Belém, com emissão de sinais sonoros durante períodos de cerca de 10 minutos, o que pode acontecer várias vezes durante o período do exercício”.

O Dia Mundial de Sensibilização para os Tsunamis foi estabelecido pela ONU em 2015.

 

Leia também