Jornada Mundial da Juventude | Concelho de Mafra acolhe “pelo menos” 5 mil peregrinos

 

Tiago Fonseca, pároco da Ericeira e Carvoeira e responsável do comité organizador vicarial da JMJ em Mafra, em declarações à Lusa afirmou que 5 000 peregrinos foram alocados ao concelho de Mafra pela organização da JMJ, sendo na sua maioria italianos, polacos e franceses.

Estes peregrinos foram alocados a Mafra, por disporem de transporte próprio, uma vez que apesar do reforço de transportes públicos para Lisboa(1), a oferta é menor.

Destes 5 000 peregrinos, cerca de 1 200 foram encaminhados para as 600 famílias de acolhimento existentes no concelho e os restantes ficam alojados em espaços coletivos (escolas, associações e pavilhões).

No concelho, a paróquia que acolhe mais jovens é a de Mafra com 1 300 alojados na Escola Básica e Secundária José Saramago.

Tiago Fonseca adiantou ainda que existe um “número indeterminado” (sobretudo espanhóis, equatorianos e australianos) que aliou “o surf e a JMJ e quis ficar na Ericeira”, peregrinos que vieram “pelos seus próprios meios e reservando o seu alojamento”.

Por estes dias, o concelho está “invadido” de jovens polacos, italianos, franceses, equatorianos, australianos e vieram também 3 jovens do Sudão do Sul.

(1) Foram criados mais sete horários noturnos de Lisboa para Mafra e durante o dia está a ser operacionalizada a oferta do período de inverno

[Imagens PNM e Paróquias da Ericeira e Carvoeira/ montagem de capa: Jornal de Mafra]

Leia também