Já está a funcionar a nova Unidade Local de Saúde do Oeste

Já está a funcionar a nova Unidade Local de Saúde do Oeste

 

Tal como aconteceu em Lisboa, a região Oeste conta desde ontem com uma nova Unidade Local de Saúde, a Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO) que irá agregar o Centro Hospitalar do Oeste com o ACES Oeste Norte (Centros de Saúde do Bombarral, Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche) e o ACES Oeste Sul (com exceção do Centro de Saúde de Mafra).

A criação da ULSO prevê uma “maior integração de cuidados, maior capacidade de resposta e apoio à população e que sejam potencializados ganhos em saúde para toda a população da região Oeste”.

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) refere que a influência da ULS do Oeste será de 235.231 habitantes, distribuídos por aproximadamente 1.348 km2.

Segundo o CHO o processo de transição para a nova entidade não implicará “constrangimentos na prestação de cuidados, nem exigirá por parte dos utentes, alterações no relacionamento com as várias Instituições que irão integrar esta nova Entidade”. 

Atualmente o Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro), abrangendo 298.390 habitantes.

Tal como o Jornal de Mafra já noticiou (ver artigo do Jornal de Mafra), o concelho de Mafra passou a fazer parte da Unidade Local de Saúde de Santa Maria.

 

Leia também