IPMA prevê uma subida da temperatura a partir de hoje
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que a partir de hoje, 28 de maio, ocorra uma “situação de tempo quente e seco em Portugal continental”.
Assim, é esperada uma subida dos valores de temperatura, em especial da máxima, com a maioria do país a atingir valores acima de 30°C, “com exceção de alguns locais na faixa costeira ocidental” e com as regiões Centro e Sul a atingir os 35 e 38°C.
A temperatura mínima também irá aumentar, estando previstos valores entre 20 e 22°C na Beira Baixa, Alto Alentejo e Sotavento Algarvio nos dias 30 e 31.
Neste momento o IPMA aponta para “uma pequena descida dos valores de temperatura durante o fim de semana”, mas mesmo assim os valores da temperatura máxima deverão “persistir elevados nos dias seguintes”.
Já o vento será do quadrante norte, soprando “por vezes forte no litoral oeste durante a tarde devido ao reforço do efeito de brisa” e a partir fim do dia 30 rodará para o quadrante leste.
A previsão aponta ainda para “instabilidade atmosférica” no dia 30 “havendo assim a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada no nordeste transmontano”.
O IPMA deixa ainda o alerta para o “aumento significativo do Perigo de Incêndio Rural (PIR)”, uma vez que à subida da temperatura se associa também valores baixos da humidade relativa do ar. Esta situação deixa alguns “concelhos do interior Norte e Centro, bem como na região Sul, a serem classificados com valores de PIR máximo ou muito elevado, com implicações na restrição ao uso do fogo e das atividades permitidas em meio rural”.