Hoje é Dia Nacional da Energia

Energia

Hoje é Dia Nacional da Energia

 

O Dia Nacional da Energia celebra-se, anualmente, a 29 de maio em Portugal.

A data visa alertar a população para a necessidade de desenvolver estratégias de eficiência energética.

Durante o dia ocorrem várias ações de sensibilização dos consumidores sobre questões relacionadas com a energia. Entre as atividades promovidas, destacam-se demonstrações de como poupar energia em casa e dicas para escolher as melhores fontes de iluminação tanto para residências quanto para escritórios.

Sabia que a maioria das casas de habitação pode facilmente reduzir o consumo de eletricidade para iluminação em 15 a 20%, sem qualquer redução na qualidade da iluminação?

Para reduzir os gastos energéticos, é importante aproveitar ao máximo a luz natural durante o dia, utilizando a luz artificial apenas quando estritamente necessário. Além disso, a colocação de lâmpadas económicas também permite poupar energia elétrica ao longo do ano. Outra forma eficaz de economizar energia é desligar os aparelhos em stand-by durante a noite.

No Dia Nacional da Energia, reflita sobre como podemos ser mais conscientes e eficientes no uso da energia.

O que é a Energia

Para a física, o significado de energia é bastante abstrato, tratando-se de uma quantidade que sempre é conservada, ou seja, que nunca muda, independentemente de qual seja o fenómeno estudado.

Para que um corpo possa realizar trabalho ou, ainda, mudar de temperatura, é preciso que algum corpo transfira parte da sua própria energia para ele. Essa energia transferida entre corpos pode sofrer transformações, e, por isso, pode ser expressa de muitas formas: potencial, cinética, térmica, elétrica, química, nuclear e outras.

 

Partilhe o Artigo

Leia também

Deixe um Comentário