Iniciam-se amanhã as celebrações do Centenário de José Saramago

 

Assinalar-se-á a 16 de novembro de 2022 o centenário do nascimento de José Saramago e amanhã o Teatro São Luiz, em Lisboa, será palco da sessão de abertura da celebração do Centenário do escritor.

A sessão de abertura está agendada para as 20h00 e contará com a leitura do Manifesto pela Leitura, pela escritora Irene Vallejo, seguindo-se um concerto pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigida pelo maestro Pedro Neves.

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, participará na cerimónia simbólica de abertura das comemorações do Centenário de José Saramago com a colocação de um ramo de flores junto da oliveira que acolhe as cinzas do escritor naCasa dos Bicos, Fundação José Saramago, em Lisboa.

Também amanhã, pelas 17h00 hsaverá uma leitura encenada de #O ano da morte de Ricardo Reis,# na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures.

No mesmo dia (16 novembro 2021), por Mafra realizar-se-á uma leitura encenada – pelo ator Miguel Simões – de um trecho da obra “Memorial do Convento”, pelas 21h00, na Igreja de Santo André, um local “original” para celebrar um escritor ateu e bem conhecido pelas suas posições críticas em relação à igreja católica.  (Entrada gratuita sujeita à lotação da Igreja, mediante inscrição através do e-mail – secretaria@josesaramago.org)

Do programa do centenário fazem parte vá rias iniciativas no âmbito das artes cinematográficas, música, dança, teatro, leituras encenadas, conversa e passeios. Poderá consultar aqui o programa & atividades agendadas.

O Palácio Nacional de Mafra vai desenvolver o programa “Ecos saramaguianos no Convento de Mafra”, do qual fazem parte iniciativas nas áreas da música, teatro e dança. O programa será divulgado brevemente.

 

Leia também