Depois de ter surgido no mercado leiloeiro uma tela do século 18, que retrata a infanta Maria Bárbara de Bragança, os Guardiães do Palácio levaram a cabo uma angariação de fundos destinada a “fazer regressar a infanta Maria Bárbara ao Palácio de Mafra”.
A campanha de angariação de fundos teve inicio no dia 22 de outubro de 2020, dia de aniversário de D. João V e também dia da sagração da Basílica de Mafra, agora, alcançado o montante necessário para adquirir o quadro, a infanta Maria Bárbara “regressará” mesmo ao Palácio Nacional de Mafra.
58 benfeitores, entre anónimos, empresas e escolas (que fizeram recolha de fundos entre professores, pais e encarregados de educação) tornaram possível a aquisição desta peça, uma pintura a óleo sobre tela, do mestre italiano Jacopo Amiconi, pintor nascido em Veneza, no ano de 1682.
O quadro setecentista, com 130×100 cm irá ser doado ao Palácio Nacional de Mafra, na próxima 2ª feira, dia 21 de dezembro, ficando exposto na Sala D. João V (seu pai), numa posição que “lhe permite olhar o público que entra”.