Dia Europeu do Antibiótico
Assinala-se anualmente, a 18 de novembro, o Dia Europeu do Antibiótico.
O Dia Europeu do Antibiótico é uma iniciativa do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (European Centre for Disease Prevention and Control), a agência da União Europeia para a área da Saúde, que têm por objetivo sensibilizar para a correta utilização dos antibióticos.
Os antibióticos, assim como os antifúngicos e os antiparasitários, salvam milhões de vidas, mas a resistência aos antimicrobianos – que ocorre quando as bactérias, os fungos e os parasitas se modificam ao longo do tempo e deixam de responder aos medicamentos – torna as infeções mais difíceis de tratar, aumentando o risco de disseminação, doença grave e morte.
Dados recentes confirmam que o número de doentes infetados por bactérias resistentes está a aumentar na União Europeia e que a resistência aos antibióticos constitui uma grave ameaça para a saúde pública.
O uso prudente dos antibióticos pode ajudar a impedir o desenvolvimento destas bactérias resistentes e a manter os antibióticos eficazes para o uso das gerações futuras.
Lembre-se:
- Os antibióticos não servem para tratar gripes ou constipações nem para baixar a temperatura.
- Não utilize antibióticos sem que seja um médico a tomar essa decisão e a passar-lhe uma receita.
- Não guarde sobras de antibióticos para utilizar de uma próxima vez ou dar a alguém. Devolva-as nas farmácias.
A utilização incorreta dos antibióticos torna o seu efeito menos eficaz.