Hoje é Dia Mundial do Rim

Dia Mundial do Rim

Hoje é Dia Mundial do Rim

 

Assinala-se anualmente, na segunda 5.ª-feira do mês de março, o Dia Mundial do Rim.

O objetivo desta data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2006, é consciencializar a população mundial para a importância do rim na saúde do Homem e reduzir a ocorrência de problemas de saúde ligados a doenças renais.

Principais funções dos rins:

  • eliminar as toxinas ou dejetos resultantes do metabolismo corporal: ureia, creatinina, ácido úrico, etc;
  • manter um constante equilíbrio hídrico do organismo, eliminando o excesso de água, sais e eletrólitos, evitando, assim, o aparecimento de edemas (inchaços) e aumento da pressão arterial;
  • atuar como órgãos produtores de hormonas: eritropoetina, que participa na formação de glóbulos vermelhos; a vitamina D, que ajuda a absorver o cálcio para fortalecer os ossos; e a renina, que intervém na regulação de pressão arterial.

Doenças renais em Portugal

A doença renal pode ser silenciosa, mas há casos em que o indivíduo sente alguns sintomas. Os sinais e sintomas mais conhecidos são: hipertensão arterial, urina com sangue, urina com espuma (presença de proteínas na urina), edemas, eliminação de urina muito clara (como água), anemia (palidez, cansaço, dor no peito e sonolência).

Portugal é o país da Europa com maior incidência de doenças renais, com cerca de 800 mil pessoas com insuficiência renal.

As principais causas da insuficiência renal estão relacionadas com a diabetes e a hipertensão arterial, mas também com o excesso de colesterol, o abuso de certos medicamentos (como os anti-inflamatórios), o tabaco ou o álcool.

Em Portugal cerca de 13 mil doentes em tratamento substitutivo da função renal (diálise) e dois mil em lista de espera para um transplante renal.

Dados do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, revelam que cerca de 2 a 3% dos tumores diagnosticados em Portugal são o cancro renal (tendo maior incidência a partir dos 60 anos de idade).

Cuidados a ter com os rins

  • Diminua o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia.
  • Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.
  • Não fume e mantenha um peso adequado.
  • Controle a sua pressão arterial.
  • Cuidado na hora de utilizar algum medicamento. Remédios só com a indicação do médico

Leia também