Hoje é Dia Mundial da Saúde Mental

Dia saude mental

 

Assinala-se a 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental.

A data foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental e pretende chamar a atenção para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos. O dia pretende ainda combater o preconceito e o estigma à volta da saúde mental.

De acordo com os últimos dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), sobre a saúde mental mundial, quase 1 bilião de pessoas viviam com transtorno mental em 2019.

Com a pandemia, aumentou o número de pessoas com ansiedade e depressão em Portugal, são agora cerca de 700 mil pessoas que vivem no nosso país com sintomas depressivos. Portugal encontra-se em segundo lugar entre os países europeus, com as perturbações psiquiátricas a registarem uma prevalência de 22,9%.

As mulheres são mais afetadas que os homens e em relação à posição social, são as pessoas com menos educação e dinheiro as que mais sofrem com este tipo de doenças.

Também os pedidos de ajuda a nível do INEM aumentaram e entre janeiro e setembro, o centro de apoio psicológico e intervenção em crise recebeu mais de 6900 chamadas com pedidos de ajuda nesta área.

Leia também

One Thought to “Hoje é Dia Mundial da Saúde Mental”

  1. Um problema que é comum a todos, mais cedo ou mais tarde o nosso corpo manisfesta-se, mas é ainda muito subestimado.

Comments are closed.