Hoje é Dia Mundial da Alergia

Dia mund Alergia

 

Celebra-se hoje, 8 de julho, o Dia Mundial da Alergia.

A data é uma iniciativa conjunta da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Mundial de Alergia (WAO) para alertar sobre a importância do tratamento das alergias, visto que em certos casos as alergias podem provocar a morte.
Por definição uma alergia é o resultado de uma resposta do sistema imunitário ao contacto com uma substância exterior considerada ameaçadora. Nestes casos, o organismo desenvolve anticorpos especiais que desencadeiam uma reação inflamatória, a qual pode manifestar-se de várias formas e em diversas zonas do corpo.

As doenças alérgicas atingem todos os grupos etários, da criança ao idoso, sendo patologias frequentemente crónicas que podem afetar vários órgãos.

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) estima-se que em Portugal as alergias afetem, aproximadamente, um terço da população. Sendo as alergias mais comuns em Portugal as alimentares e as respiratórias (pólenes, ácaros, fungos, pelos de animais).

As alergias alimentares manifestam-se com coceira e inchaços nos lábios, vómitos, diarreia, pele irritadiça e rouquidão.
As alergias respiratórias provocam espirros, falta de ar, coriza, tosse, coceira nos olhos e dores de cabeça.
As alergias a medicamentos podem provocar náusea, vómitos ou dificuldades respiratórias.

Leia também