Hélder Sousa Silva eleito Eurodeputado

Hélder Sousa Silva

Hélder Sousa Silva eleito Eurodeputado

 

A 22 de abril deste ano noticiamos que Hélder Sousa Silva, presidente da câmara de Mafra e “chefe” dos autarcas laranja, ocupava o 4.º lugar da lista de candidatos da coligação PSD-CDS para o Parlamento Europeu.

Na semana seguinte o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, por exigência legal(1)suspendeu o mandato autárquico referindo, na altura, que estaria de regresso a 10 de junho.

Ontem decorreram as eleições para o Parlamento Europeu, que em Portugal tiveram como partido vencedor o Partido Socialista (PS) com 8 eurodeputados eleitos, seguindo-se a AD (PPD/PSD.CDS-PP.PPM) com 7 deputados eleitos (ver artigo do Jornal de Mafra). Entre os deputados da AD eleitos, Hélder Sousa Silva, o mafrense que há quase 11 anos é presidente da câmara de Mafra, que anteriormente fora deputado do PSD e antes disso, vereador da Câmara de Mafra pelo PSD, um profissional da política.

A primeira sessão plenária da nova legislatura do Parlamento Europeu terá lugar de 16 a 19 de julho em Estrasburgo.

(1) Artigo 9.º da Lei n.º 14/79, de 14 de maio — “desde a data da apresentação de candidaturas e até ao dia das eleições os candidatos que sejam presidentes de câmaras municipais ou que legalmente os substituam não podem exercer as respetivas funções”.

Partilhe o Artigo

Leia também

Deixe um Comentário