Há um ano arrancavam as obras de instalação do Museu da Música no Palácio de Mafra
Em janeiro de 2019, a sala do Trono do Palácio Nacional de Mafra assistiu à cerimónia de assinatura do protocolo entre o Município de Mafra e a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) para a instalação do Museu Nacional da Música no Palácio Nacional de Mafra (ver artigo).
O projeto de instalação foi apresentado em abril de 2021 numa cerimónia que decorreu na biblioteca do Palácio Nacional de Mafra (ver artigo).
Em fevereiro de 2023, a empreitada foi entregue por concurso público, à empresa TPS – Teixeira Pinto & Soares, SA, e o contrato encaminhado para o Tribunal de Contas para obtenção do necessário visto prévio. Obtido o visto, as obras arrancaram no dia 17 de julho (ver artigo). Na altura, a conclusão estava prevista para dai a 365 dias (um ano), pelo que deviam estar concluídas no dia de hoje.
Mas, tal como noticiamos no início deste mês (saber mais), as obras estão atrasadas e foi aprovado pelo executivo da Câmara de Mafra a prorrogação de prazo, estando agora a conclusão da obra agendada para22 de setembro.
Em agosto de 2023, quando o então primeiro-ministro, António Costa, visitou as obras de instalação do Museu Nacional da Música no Palácio Nacional de Mafra, o então presidente da câmara, Hélder Sousa Silva, avançou que o objetivo era inaugurar o Museu Nacional da Música (ver artigo) no dia 1 de outubro de 2024, Dia Mundial da Música. Tudo se encaminha para que assim seja.
A obra, no valor de 5,5 milhões de euros, é um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).