Esta noite há chuva de estrelas em Portugal

Chuva de estrelas

Esta noite há chuva de estrelas em Portugal
…………………

Chuva de estrelas é uma chuva de meteoros que, consoante a época do ano em que ocorre ou a zona do céu de onde surge, tem denominações próprias.

A chuva de estrelas denominada Líridas iniciou-se a 14 de abril e irá prolongar-se até ao próximo dia 30, sendo que esta noite — 22 para 23 de abril — terá o seu pico (com o máximo esperado para as 05h11), sendo possível observar cerca de 10 a 20 meteoros por hora.

As Líridas são geralmente uma “chuva” com meteoros de grande dimensão, que deixam rastos luminosos e são normalmente bastante brilhantes, algumas parecem autênticas bolas de fogo no céu.

Esta “chuva de estrelas” tem o nome de Líridas, por ocorrer numa região do céu perto da constelação de Lira. A órbita da Terra passará perto da zona de detritos do cometa Thatcher (C/1861 G1), e estes irão proporcionar um bonito espetáculo ao entrarem na atmosfera terrestre.

Este ano, a hora do pico coincide (05h11) com o sol já acima do horizonte, impossibilitando a observação de qualquer meteoro, mas em qualquer noite de céu limpo, até 30 de abril, será possível observar meteoros. Na noite de 22 e na madrugada de 23 de abril será possível observar o maior número de “estrelas cadentes”.

Assim, se o tempo  o permitir e o céu estiver livre da nebulosidade ou chuva, vá até um miradouro, montanha ou a qualquer outro local afastado das localidades e aproveite esta chuva de estrelas.

 

 

Leia também