Dia Mundial da Leitura em Voz Alta assinalado a partir da Póvoa da Galega [vídeo]

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta, dia criado pela organização LitWorld, com objetivo de promover a prática da leitura em voz alta em todo o mundo.

O Plano Nacional de Leitura (PNL) assinalou o dia com o espetáculo “Absurdez (isto não faz sentido nenhum)”, de forma virtual, a partir da Escola Básica Professor João Dias Agudo, na Póvoa da Galega, escola pertencente ao Agrupamento de Venda do Pinheiro.

Cartaz elaborado pelos alunos do Clevinhas

O espetáculo foi coproduzido pela companhia de teatro Andante e pelo Clube de Leitura em Voz Alta Clevinhas – um grupo de alunos da Escola Básica Professor João Dias Agudo.

No ano passado, o início da Semana da Leitura 2020 do PNL ocorreu na escola dos Clevinhas e este ano surgiu o convite para que criassem o espetáculo de celebração do Dia Mundial da Leitura em Voz Alta 2021.

Depois do convite, a Biblioteca da escola foi transformada e as crianças começaram a ouvir falar de Gigões e Anantes e de “(…) uma menina caia num poço onde passa um coelho atrasado, nem que uma árvore seja uma cabeleira matinal, nem que quando me perguntam “porquê?” eu responda, como a minha avó, o porquê é o filho da porca”.

6 grupos de crianças de 5 turmas diferentes iniciaram as gravações do vídeo ainda no ano passado, gravações que terminaram no passado dia 12 de janeiro. Hoje estas crianças chegaram a casa das pessoas de forma digital porque o “bicho” que aí anda não permitiuu que fosse de outra forma.

O Clevinhas surgiu pela mão de Ana França, professora bibliotecária – que de acordo com Cristina Paiva, da Andante “vira o mundo do avesso para por estas crianças a ler” – enquanto clube de leitura e seguindo a “madrinha de Leitura” – como a sua fundadora lhe chama -, a companhia Andante, transformou-se em coro de leitura há já 3 anos.

Todos os anos o coro de leitores se altera com a saída dos alunos do 4.º ano e com a chegada de novos alunos vindos do 2.º ano.

[vídeo:PNL]

 

Leia também