8 de abril é Dia Internacional das Pessoas Ciganas

Dia Internacional das Pessoas Ciganas

8 de abril é Dia Internacional das Pessoas Ciganas

 

Celebra-se anualmente, a 8 de abril, o Dia Internacional das Pessoas Ciganas, ou Dia Internacional dos Ciganos.

A data foi criada no Primeiro Congresso Mundial Romani, em Londres, sendo reconhecida pela ONU em 1971, pela mão do ator Yul Brynner.

O objetivo deste dia é promover a inclusão dos membros da comunidade cigana na sociedade, dando a conhecer a sua cultura e a sua história.

Do 1.º Congresso Mundial Romani resultou:

  • a adoção de uma bandeira para representar a população romani;
  • a escolha de um hino, Gelem, Gelem (Djelem Djelem, em português “Andei, andei”);
  • a decisão de que a palavra mais adequada para representar as populações conhecidas como ciganas seria roma (singular rom, adjectivo romani), que significa homem ou marido em língua romani.

 

bandeira ciganaBandeira

O azul representa o céu. O verde representa a terra. Já a roda vermelha é uma clara referência à roda de 24 aros que figura na bandeira indiana — o Ashoka Chakra. Como na bandeira da Índia, essa roda simboliza o movimento imprescindível à vida. Estagnação é morte. A ideia desse movimento constante se alia ao formato da roda, que lembra a roda de uma carroça, para aludir ao nomadismo dos rhomá em seus vurdá (carroções). A cor vermelha, por sua vez, é, tradicionalmente, um símbolo de vida e boa sorte.

A bandeira do povo rhom, tal como a conhecemos, não é uma unanimidade entre os rhomá. Ela não é reconhecida por alguns grupos rhomá da Europa Oriental, por exemplo, que, inclusive, têm proposto bandeiras diferentes para se diferenciarem enquanto grupos étnicos.

O hino cigano

O Hino Internacional Cigano, Djelém, Djelém, foi composto por Jarko Janovic, um cigano jugoslavo, e narra o sofrimento dos ciganos nos campos de concentração nazi durante a II Guerra Mundial.

hino cigano
[Imagem: Caminhos Ciganos]

Leia também

Deixe um Comentário