Desconfinamento | Afinal o que muda no país e em Mafra a partir de amanhã

Depois de 45 dias em estado de emergência, Portugal entrou hoje às 00h00 em situação de calamidade devido à pandemia de covid-19.

Para este novo período o governo delineou um plano de desconfinamento que estabelece o levantamento das medidas de confinamento, de uma forma faseada, em 3 fases, sendo que a 1ª se inicia já amanhã, dia 4 de maio.

A partir de amanhã, passa a ser obrigatório o uso de máscaras nos transportes públicos, escolas, comércio e outros locais fechados com múltiplas pessoas sendo a lotação máxima de 5 pessoas/ 100m2 em instalações fechadas.

São proibidos os eventos ou ajuntamentos com mais de 10 pessoas, os portugueses têm o “dever cívico de recolhimento domiciliário” e o confinamento é “obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa”.

Mantém-se o regime de teletrabalho, sempre que as funções o permitam.

Reabrem as bibliotecas e arquivos e passa a ser permitida a prática de desportos individuais ao ar livre (sem utilização de balneários nem piscinas).

Os Funerais passam a poder contar com a presença de familiares.

Transportes Públicos
▪ A lotação dos passageiros ficará limitada a 2/3 da capacidade
▪ Uso obrigatório de máscara
Bilhetes voltam a ter de ser validados
A entrada volta a ser feita pela porta da frente

Serviços Públicos
Reabertura de balcões desconcentrados de atendimento ao público (repartições de finanças, conservatórias, etc.) nos quais o atendimento será efetuado por marcação prévia.

Comércio e Restauração
▪ Reabertura do comércio local, lojas com porta aberta para a rua até 200m2
▪ Reabertura livrarias e comércio automóvel, independentemente da área
▪ Reabertura de estabelecimentos de prestação de serviços de higiene pessoal (cabeleireiros, barbeiros, manicures, pedicures e similares) por marcação prévia

Para que tudo corra como previsto é necessário manter a higienização regular dos espaços, a higiene das mãos, a etiqueta respiratória e manter o distanciamento físico (2m).

As medidas serão reavaliadas a cada 15 dias, sendo que se tudo correr como previsto voltam a surgir novas medidas e novas reaberturas no próximo dia 18 de maio.

Por Mafra a partir de amanhã:
– Os Balcões de Atendimento dos Paços do Concelho vão funcionar das 9h00 às 17h00, encerrando para almoço entre as 13h00 e as 14h00
– O Espaço Cidadão da Loja do Cidadão de Mafra continua a funcionar com atendimento por marcação prévia (telef.: 261 810 100)
– As Bibliotecas Municipais passam a funcionar, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Estando apenas em funcionamento o serviço de empréstimo domiciliário, não sendo permitido a permanência para leitura presencial e consulta de computadores
Reabre o Jardim do Cerco, em Mafra, mas o espaço de jogo e o parque de merendas permanecem encerrados ao público
– O Cemitério Municipal de Mafra reabre diariamente para prática do culto aos mortos. As cerimónias fúnebres poderão realizar-se no interior do cemitério, acompanhadas exclusivamente por familiares. O acesso à Casa Mortuária e às capelas mantêm-se encerrado.
A transportadora Mafrense irá manter os mesmos horário na próxima semana, horários que serão progressivamente ajustados em função da procura, sem mais pormenores.
– As praias do Concelho de Mafra passam a estar acessíveis, exclusivamente, para a prática desportiva individual e a apenas uma sessão por dia e com limite de tempo: pesca (120 min), surfing(90 min) e caminhada (60 min).

Leia também