Depressão Bernard afetará o estado do tempo a partir de amanhã

Mau tempo

Depressão Bernard afetará o estado do tempo a partir de amanhã

 

Os dias de ontem e de hoje estão mais calmos, depois da passagem da depressão Aline (ver aqui), mas a partir de hoje, segundo o IPMA, Portugal continental volta a ser “atacado” por uma nova depressão, desta feita a depressão Bernard.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) à depressão Bernard está associada uma massa de ar quente, húmido e instável que chegará à costa sul de Portugal continental a partir de amanhã, dia 22, e “progredirá gradualmente para nor-nordeste ao longo da Península Ibérica”.

Em Portugal Continental, a última previsão aponta para “precipitação forte, e localmente muito intensa no Algarve e Baixo Alentejo a partir da manhã, assim como um aumento da intensidade do vento, e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e rajadas fortes”.

Depressão Bernard: IPMA emite alertas laranja e amarelo

 

A depressão Bernard deslocar-se-á gradualmente para nor-nordeste e estas condições “estender-se-ão às restantes regiões Centro e Sul, e no final do dia, eventualmente à região Norte, embora com menor impacto”.

O IPMA salienta que “existe alguma incerteza no posicionamento da depressão Bernard, o que se traduz igualmente na maior ou menor severidade da situação”.

Neste momento para o distrito de Lisboa estão emitidos os seguintes avisos:

  • Amarelo – Precipitação
    Precipitação por vezes forte, e acompanhada de trovoadas e rajadas fortes.
    Válido entre 2023-10-22 12:00:00 e 2023-10-23 00:00:00 (hora UTC)

 

Leia também