Covid-19 | Surto espalha-se pelos vários hospitais do Centro Hospitalar do Oeste

Um surto de covid-19 foi detetado na passada 6ª feira, no Centro Hospitalar do Oeste (CHO), surto que afeta os hospitais das Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche

O 1º caso positivo surgiu num doente internado no serviço de Medicina do Hospital das Caldas da Rainha, sendo que ao dia de ontem eram já 10 os doentes infetados com covid-19 no CHO. Este doente tinha testado negativo no 1º teste realizado.

Até ontem foram testados 42 doentes e 110 profissionais, tendo sido confirmados 14 infetados, 10 doentes e 4 profissionais, sendo que estes estão assintomáticos. Para além dos casos positivos existem 11 profissionais em isolamento profilático.

O surto teve origem no Hospital das Caldas da Rainha, mas segundo o CHO, uma vez que se desconhecia que os doentes estavam infetados, alguns deles foram transferidos para outras unidades, onde o vírus acabou por ser detetado.

Para além deste surto, o CHO tem ainda mais 10 profissionais infetados e 16 em isolamento profilático, doentes que podem ter sido contagiados no local de trabalho ou na comunidade, embora a administração do CHO afirme que “todos os serviços do Centro Hospitalar estão assegurados e continuam a funcionar na normalidade”.

Em relação ao número de camas de internamento destinadas a doentes covid, o CHO conta com 24 camas no Hospital de Torres Vedras, estando esta unidade  “próxima do limite” decorrendo “o processo de reorganização de serviços para viabilizar a afetação de novas áreas para acolher esta tipologia de doentes”.

 

Leia também