Segundo o relatório da Direção-Geral da Saúde relativo a esta semana, com uma incidência cumulativa a 14 dias (entre 26/05/2021 a 08/06/2021), a situação por concelhos era a seguinte:
- 69 concelhos sem novos casos
- 1 concelho em risco muito elevado: Ribeira Grande
- 4 com risco elevado: Odemira, Sertã, Paredes de Coura e Sesimbra
- 17 com risco moderado: Lisboa, Ponta Delgada, Braga, Fronteira, Monforte, Arruda dos Vinhos, Aljezur, Vila Franca do Campo, Santarém, Albufeira, Cascais, Vale de Cambra, Sintra, Vila Verde, Alcanena, Vimioso e Loulé
- 217 com risco baixo a moderado
Os concelhos de Mafra e Torres Vedras encontravam-se entre os 217 com risco baixo a moderado, sendo a incidência cumulativa a 14 dias destes concelhos, a seguinte:
- Mafra: 110 casos por 100 mil habitantes
- Torres Vedras: 69 casos por 100 mil habitantes
O concelho de Mafra era 27.º com uma incidência cumulativa a 14 dias de 110 casos.
Entre os 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa, o concelho de Mafra é o 8.º com maior grau de incidência.
O concelho de Torres Vedras era 69.º, com uma incidência cumulativa a 14 dias de 107 casos.
Entre os 12 municípios da Comunidade Intermunicipal do Oeste, o concelho de Torres Vedras é o 3.º com maior grau de incidência, ficando apenas atrás de Arruda dos Vinhos e Alenquer.
Em relação aos 16 concelhos do distrito de Lisboa, Mafra é o 6.º município com maior incidência, enquanto Torres Vedras está na 12.ª posição.
Uma das causas para o aumento do número de casos na região de Lisboa e Vale do Tejo está relacionada com festas de aniversário, casamentos e batizados. Segundo dados da Direção-Geral da Saúde foram identificados 9 surtos relacionados com este tipo de eventos sociais, dos quais resultaram 194 casos confirmados.
O surto de maior dimensão está associado a uma festa de aniversário onde estiveram presentes 554 pessoas, e em que foram confirmados, até ao momento, 66 casos positivos de covid-19.
Na área Metropolitana de Lisboa já se sabia que o concelho de Lisboa é um dos 4 concelhos que não avançou no desconfinamento, mas ontem, o presidente da câmara de Sesimbra avançou que a sua autarquia também “não vai avançar. Recebemos há pouco essa informação do Governo”.
Lembre-se que o vírus “ainda não se foi embora” ele ainda circula na comunidade por isso:
- mantenha o distanciamento físico
- use mascara
- higienize as mãos