O primeiro-ministro, António Costa, reuniu hoje com vários representantes de grupos hoteleiros e com a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) para discutir sobre a crise causada pela pandemia covid-19 neste setor.
No final da reunião Raul Martins, Presidente da AHP referiu que “a hotelaria portuguesa pensa que poderá começar a reabrir em julho, provavelmente alguns hotéis ainda em junho, e naturalmente com todos os cuidados e todas as garantias sanitárias”.
A AHP, o Turismo de Portugal e a Direção-Geral da Saúde (DGS) estão a trabalhar em conjunto de modo a criar um “selo de garantia sanitária nos hotéis”, selo a ser atribuído aos hotéis que cumpram “um determinado protocolo” e de modo a dar confiança e fazer com que os clientes se sintam seguros.
A previsão é de que em julho possam abrir os hotéis de férias, isto é, hotéis em zonas balneares, interior do país e ilhas. Os hotéis de cidade d deverão voltar a abrir apenas em setembro.
Raul Martins referiu ainda que a hotelaria “está muito dependente da aviação e a aviação está muito condicionada pela segurança sanitária” pelo que as “ocupações vão ser sempre dependentes daquilo que a aviação conseguir fazer”.