Na conferência de imprensa de ontem sobre o ponto de situação do País em relação à covid-19, a Ministra da Saúde revelou que existiam naquele momento 265 surtos ativos.
Estes surtos estão assim divididos:
- 127 na região Norte
- 26 na região Centro
- 78 na região de Lisboa e Vale do Tejo
- 13 no Alentejo
- 21 no Algarve
Um destes surtos é o que se registou no Ericeira Domus, onde foram realizados 149 testes, dos quais resultaram 20 casos positivos, sendo 13 residentes e 7 funcionários.
Entre os doentes deste surto encontra-se o Cónego Armindo Garcia que segundo as últimas noticias divulgadas, esta semana pela paroquia da Ericeira nas redes sociais “saiu dos cuidados intensivos! Ele continua ainda no hospital, mas já com telemóvel e muito conversador e interessado em saber novidades!”
Outro dos surtos ocorreu no Lar do Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Luz, na localidade de Paradas, freguesia de A-dos-Cunhados, concelho de Torres Vedras, tendo sido detetado a 3 de agosto. Este surto que chegou a ter 87 casos ativos, tem de acordo com os últimos dados disponibilizados 16 casos ativos, havendo, 7 óbitos a lamentar.
É considerado como surto, toda a situação em que existe mais de dois casos com link, isto é ligação epidemiológica detetada.
Um surto apenas é dado como extinto quando passarem 28 dias sem novos casos.