Na conferência de imprensa de hoje sobre o ponto de situação do Pais, em relação à covid-19, a Ministra da saúde revelou que existiam naquele momento 206 surtos ativos. Estes surtos estão assim divididos: 41 surtos ativos no Norte, 13 no centro, 134 em Lisboa e Vale do Tejo, 5 no Alentejo e 13 no Algarve.
Um destes surtos é o que se registou num hipermercado do concelho de Torres Vedras, no qual, segundo a diretora geral de saúde referiu, 148 pessoas foram expostas, tendo sido todas testadas e até aquele momento, só 6 testaram positivo.
Em relação à Região de Lisboa e Vale do Tejo, que hoje registou 75,6% de todos os novos casos, as equipas de saúde pública continuam a concentrar a sua atenção em 5 concelhos (Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Sintra), e nos últimos 7 dias tem-se mantido uma diminuição da incidência de novos casos.
O concelho de Sintra é neste período, a “situação que se mantém como uma exceção”, o concelho que tinha uma “situação de raiz mais complexa, teve também um conjunto de surtos e, portanto, é uma situação ainda mais difícil de ser controlada”.
Até ao dia 16 de julho, nestes 5 concelhos, o número de casos confirmados era:
2 005 na Amadora
4 269 em Lisboa
2 149 em Loures
1 320 em Odivelas
3 228 em Sintra
Em relação aos doentes internados, dos 447 doentes hospitalizados referidos hoje no boletim, 385 estão em Lisboa e Vale do Tejo (86%) e destes 302 (68%) encontram-se em hospitais que servem os 5 concelhos que continuam a ser o centro do combate à covid-19.
O Jornal de Mafra e a DGS Aconselham
Mantenha-se protegido
Cuide de si, cuide de todos!