Numa altura em que é recomendado o esforço de testagem a nível nacional, o Ministério da Saúde (MS) anunciou que vai aumentar o valor da comparticipação dos Testes Rápidos de Antigénio (TRAg) de uso profissional, de 10 para 15 euros.
Segundo o MS, esta medida pretende “aumentar os incentivos para que mais laboratórios de análise clínicas e farmácias adiram ao esforço conjunto de combate à pandemia, através da deteção precoce de casos de infeção por SARS-CoV-2, sem aumentar os constrangimentos financeiros por parte dos utentes”.
Desde julho e até ao momento, em 216 dos 278 concelhos em Portugal Continental (existe cobertura em 77% dos concelhos), têm pelo menos um laboratório ou uma farmácia que realizam TRAg comparticipados.
A lista de farmácias e laboratórios aderentes encontra-se em permanente atualização, uma vez que a Task Force de Testagem tem vindo a fazer um esforço no sentido de reforçar os pontos de testagem aderentes em todo o país.
A listagem das Farmácias e Laboratórios de Patologia Clínica e Análises Clínicas que realizam TRAg de uso profissional abrangidos pelo regime excecional e temporário de comparticipação pode ser consultada nos seguintes links:
Farmácias – https://www.infarmed.pt/web/infarmed/farmacias-de-oficina-que-realizam-tragcomparticipados e
Laboratórios – https://www.infarmed.pt/web/infarmed/laboratorios-que-realizamtrag-comparticipados