Segundo um estudo divulgado hoje pelo Instituto para a Métrica e Avaliação da Saúde (IHME) da Universidade de Washington, até 04 de agosto, a covid-19 irá provocar 471 mortes em Portugal.
De acordo com os nº divulgados esta manhã pela Direção-Geral da Saúde (DGS), a covid-19 provocou já 345 mortes no nosso pais, de acordo com as previsões do IHME, isso significaria que ao longo dos próximos três meses Portugal iria registar 126 óbitos por covid-19.
O mesmo estudo revela que o pico diário de mortes terá sido atingido em Portugal, no passado dia 3 de abril. (de 2 para 3 de abril o nº de óbitos teve um acréscimo de 37 casos).
De acordo com o modelo matemático utilizado para estas estimativas, que foram realizadas para vários países, “demonstra-se que, apesar de Portugal não ter tido falta de camas no total, não tinha suficientes unidades de cuidados intensivos (UCI) para a procura, com o auge a surgir com a falta de 118 camas, no dia 03 de abril“.
O IHME é um centro mundial de investigação, na Universidade de Washington, que disponibiliza métricas independentes, rigorosas, e comparáveis dos problemas de saúde mais importantes do mundo, avaliando as estratégias utilizadas para aí se chegar.
Entre o IHME e a DGS existe um memorando que visa “melhorar as estimativas da carga da doença, lesões e fatores de risco para Portugal, a um nível subnacional, usando métodos consistentes com o Global Burden of Disease Study (GBD)”.