Complexo Desportivo do Parque Verde Urbano da Ericeira

Parque Verde Urbano da Ericeira

Complexo Desportivo do Parque Verde Urbano da Ericeira

 

Em 2023, a câmara de Mafra decidiu criar o Parque Verde Urbano da Ericeira, um espaço “fundamental para o bem-estar da comunidade” que ficará instalado “num território distinguido como Destino Turístico Sustentável e como Reserva Mundial de Surf”.

Para criar o novo parque, a autarquia desafetou uma parte da área do Parque de Campismo da Ericeira (ver artigo do Jornal de Mafra), justificando a medida como o fato deste ser o “único terreno de que o Município dispõe na proximidade da malha urbana consolidada da vila que, para além de um contínuo arbóreo que proporciona sombras, tem capacidade para instalação de variados equipamentos desportivos e de recreio”.

parque verde ericeiraNa reunião do executivo camarário da passada 6.ª feira, 21 de junho, foi submetida a aprovação, a abertura do concurso público para a “conceção, construção, exploração, gestão e manutenção, em regime de concessão de obra pública, do futuro complexo desportivo no Parque Verde Urbano da Ericeira”. Espera-se agora a aprovação na reunião da Assembleia Municipal da próxima 2.ª feira, 24 de junho.

O concurso público destina-se a encontrar um cocontratante que “se obriga à execução ou à conceção e execução de obras públicas, adquirindo em contrapartida o direito de proceder, durante um determinado período, à respetiva exploração, e, se assim estipulado, o direito ao pagamento de um preço. O valor mínimo da renda mensal não pode ser inferior a 12.000,00 €, acrescido de IVA à taxa legal em vigor.

O período de exploração terá uma duração de 20 (vinte) anos, período que, na perspetiva da câmara, é “expectável para amortização do investimento por parte do adjudicatário/concessionário”

O complexo desportivo, objeto do presente procedimento, está integrado no Parque Verde Urbano da Ericeira e corresponde a uma parcela de 12.844,96 m2 pretendendo-se que nele sejam criados os seguintes espaços:

  • 6 campos de padel
  • 1 campo de futebol de 5
  • 1 campo de ténis
  • 1 campo de basquetebol 3×3
  • 2 pista de alcatrão para pump track
  • 2  campos de pickleball, podendo ser substituídos por campos de padel ou campo de ténis
  • 1 restaurante ou bar
  • 1 secretaria
  • 1 edifício de balneários com 500m2 ou 2 (dois) edifícios de balneários com 250

imagemcmm

O acesso do Parque Verde Urbano da Ericeira poderá ser efetuado a nascente, através da via rápida que liga a denominada rotunda do Surfista à Abadia, ou a poente, através da rotunda localizada em frente da Praia da Empa.

Para dar apoio ao parque foi criado um parque de estacionamento a nascente, que compreende 250 lugares para ligeiros.

 

Sobre o parque

O Parque Verde Urbano da Ericeira ocupará uma área de cerca de 12 hectares. Será um espaço verde com fauna e flora originais desta zona e dotado de estacionamento automóvel, zonas de lazer (espaço de jogo e recreio, parque de merendas, parque canino, anfiteatro e bar/ café) e equipamentos desportivos.

Partilhe o Artigo

Leia também

Deixe um Comentário