Como a tecnologia pode ajudar o meio ambiente

img1cp

Provavelmente a maioria das pessoas não associa tecnologia a natureza, mas a verdade é que existem muitas vantagens nesta aliança, principalmente pela necessidade urgente de causar mudanças a curto prazo.

Como esta ligação pode não ser óbvia à primeira vista, como pode a tecnologia ajudar o meio ambiente? Na verdade, isso pode acontecer de diferentes formas.

Na passagem de recursos físicos para o digital

É inegável que estamos na era da transformação digital, mas de que forma isso pode ter um impacto ao nível ambiental? Existem diversas vantagens na passagem para o digital de setores que anteriormente eram apenas físicos, mas, no que diz respeito ao meio Ambiente, existem duas particularmente que se destacam – a simplificação de processos e a redução de custos.

No primeiro caso, a simplificação de processos vai permitir que os processos de produção sejam mais rápidos, causando menor custo de tempo, ou uma melhoria na sua eficiência. Já no segundo caso a redução de custos oferece uma vantagem clara para as empresas, mas também para o Ambiente. Este ganha, por exemplo, no menor consumo de energia, ou na diminuição de espaços físicos que implica, em muitos casos, a diminuição de espaços verdes.

Em alguns setores como a indústria automóvel, é impossível passar o processo inteiramente para o digital – o produto final precisa de ser físico, já em outros setores, a passagem inteiramente para o digital é perfeitamente possível.

No primeiro exemplo, além de se conseguir aumentar a eficiência dos processos graças à tecnologia, é agora possível tornar os automóveis 100% elétricos, mais amigos do ambiente. Já no segundo exemplo, indústrias relacionadas ao suporte ao cliente como os call centers, ou ao entretenimento, como os casinos, ou salões de jogos, podem perfeitamente existir unicamente de forma digital, como é possível verificar nas slot machines Betway, ou outras disponíveis em plataformas similares, ou nas ofertas de trabalho remoto para suporte ao cliente.

No aumento do conhecimento ambiental

Além da passagem para o digital oferecer vantagens ao nível de eficiência e redução de recursos, a tecnologia também pode ser uma forte aliada na melhoria da saúde ambiental. Recursos como Floresta 4.0 que adotam tecnologia de realidade aumentada permitem identificar problemas nos processos do ciclo produtivo das florestas, conseguindo resolvê-los atempadamente.

O resultado são produções de maior qualidade, ou o aumento da produtividade, visível, por exemplo na diminuição das necessidades de idas ao terreno.

De uma visão mais local, o Centro de interpretação da Natureza de Monserrate – CIN, é um ótimo exemplo onde a tecnologia pode ser benéfica para o Ambiente. Os recursos digitais presentes neste espaço estimulam a descoberta de elementos da Natureza que não estão visíveis, permitindo que os visitantes entendam melhor a importância da preservação do meio ambiente.

Em jeito de conclusão, existem muitas formas de como a tecnologia pode se aliar ao meio ambiente de uma forma positiva. Isto não significa que toda a tecnologia e os seus avanços possam ser positivos para o Ambiente, mas que a tecnologia pode ser usada em prol de uma melhoria deste setor.

Leia também