Cinema | Estreias da Semana – 30 de janeiro de 2025
Imagem de uma Mãe,
,,,,
Título original: Haha no omokage
Realizador: Hiroshi Shimizu
Com: Jun Negami, Michihiro Môri, Chikage Awashima
Género: Drama
Classificação: M/112
Outros dados: Japão, 1959, 89 min
O jovem Michio, filho de um condutor de cacilheiro recentemente viúvo, apega-se à memória da sua mãe, valorizando um pombo-correio que ela lhe ofereceu pouco antes de falecer. O seu pai bem-intencionado, Sadao, pressionado a casar-se novamente, encontra uma parceira apropriada na gentil Sonoko, que também tem uma filha pequena. Com a entrada da nova madrasta na sua vida, o desconforto de Michio intensifica-se devido às pressões ao seu redor para esquecer a falecida mãe e chamar à sua nova madrasta de “mãe”.
A Complete Unknown
,,,,,,
Título original: A Complete Unknown
Realizador: James Mangold
Com: Timothée Chalamet, Edward Norton, Boyd Holbrook
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: EUA, 2024, 141 min
Nova Iorque, 1961. Tendo como pano de fundo um panorama musical vibrante e a agitação cultural da época, um enigmático jovem de 19 anos do Minnesota chega à cidade com a sua guitarra e um talento revolucionário, destinado a mudar o rumo da música americana. Ao longo da sua ascensão meteórica, estabelece relações chegadas com ícones da música em Greenwich Village, culminando numa atuação inovadora e controversa que se repercute por todo o mundo. Timothée Chalamet protagoniza e canta, no papel de Bob Dylan, em “A Complete Unknown”, de James Mangold, a história verídica e eletrizante por detrás da ascensão de um dos mais icónicos cantautores de sempre.
A Mulher de Tchaikovsky
,,,,,,
Título original: Zhena Chaikovskogo
Realizador: Kirill Serebrennikov
Com: Alyona Mikhaylova, Odin Lund Biron, Filipp Avdeev
Género: Drama
Classificação: M/14
Outros dados: França, República Checa, Rússia, 2022, 143 min
Antonina Miliukova é uma jovem bela e brilhante, nascida na aristocracia da Rússia do século XIX. Poderia ter tudo o que desejasse, mas a sua única obsessão é casar-se com Pyotr Tchaikovsky, por quem se apaixona desde o momento em que ouve a sua música. O compositor acaba por aceitar esta união, mas, depois de a culpar pelos seus infortúnios e colapsos, as suas tentativas de se livrar da esposa tornam-se brutais. Consumida pelos seus sentimentos por ele, Antonina decide suportar tudo e fazer o que for preciso para permanecer ao seu lado. Humilhada, desonrada e rejeitada, é lentamente conduzida à loucura.
Companion,,,,,,
Título original: Companion
Realizador: Drew Hancock
Com: Jack Quaid, Rupert Friend, Sophie Thatcher
Género: Terror
Classificação: M/14
Outros dados: EUA, 2025, 97 min
Estás cordialmente convidado a viver um novo tipo de história de amor… Com argumento e realização de Drew Hancock (“My Dead Ex”, “Suburgatory”) e interpretado por Sophie Thatcher (“Yellowjackets”, “The Boogeyman”) e Jack Quaid (“The Boys”, “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso).
Noites Claras
,,,,,,
Título original: Noites Claras
Realizador: Paulo Filipe Monteiro
Com: Beatriz Godinho, Duarte Melo, Romeu Runa
Género: Drama
Classificação: M/14
Outros dados: Portugal, 2024, 101 min
O filme conta a história de dois irmãos, num momento em que ambos se redescobrem, enfrentam os seus problemas e passam por uma transformação interior profunda. Lídia não sabe o que fazer com a vida que nasceu dentro dela: não consegue lidar com as expectativas, não se sente capaz de ser uma boa mãe, não reconhece o seu corpo, foge de casa e do namorado. Lauro, seu irmão, trabalha numa agência funerária. Está divorciado, cuida do filho e não sabe o que fazer com a sua bissexualidade. Uma história emocionante sobre a complexidade das relações familiares e da busca por autoconhecimento.
Submissão
,,,,,,
Título original: Subservience
Realizador: S.K. Dale
Com: Megan Fox, Michele Morrone, Madeline Zima
Género: Thriller
Classificação: M/12
Outros dados: EUA, 2024, 106 min
Tendo a esposa Maggie no hospital, Nick, um pai em dificuldades adquire uma assistente de Inteligência Artificial para ajudar a simplificar a sua casa. Mas à medida que a robô realista se afeiçoa ao seu novo proprietário, certos limites são ultrapassados. Em breve aquela fica determinada a eliminar aquilo que considera a verdadeira ameaça à felicidade do dono a quem se ligou afetivamente: a sua família.