Cinema | Estreias da Semana – 2 de fevereiro 2023

Cinema Estreias da semana

 

Estreias da Semana – 2 de fevereiro 2023




A Acusação

Título original: Les Choses Humaines
Realizador: Yvan Attal
Com: Ben Attal, Suzanne Jouannet, Charlotte Gainsbourg
Género: Drama
Classificação: M/14
Outros dados: França, 2022, 138 min

Um jovem é acusado de violar uma rapariga. Quem é ele e quem é ela? Ele é culpado ou inocente? Ela é uma mera vítima ou alguém dominado pelo desejo de vingança, como afirma o réu? Tanto os jovens protagonistas como os que lhes são mais próximos irão ver as suas vidas, as suas convicções e as suas certezas caírem por terra, mas… haverá uma só verdade?

 

 



A Inspeção

Título original: The Inspection
Realizador: Elegance Bratton
Com: Jeremy Pope, Gabrielle Union, Raúl Castillo
Género: Drama
Classificação: M/14
Outros dados: EUA, 2022, 95 min

Neste filme profundamente comovente de Elegance Bratton, e inspirado na própria história do realizador, um jovem gay negro, rejeitado pela sua mãe e com poucas opções de futuro, decide alistar-se nos Fuzileiros, fazendo de tudo para ser bem-sucedido num sistema que certamente o excluiria. Mas mesmo combatendo todo o preconceito enraizado e rotinas de treino penosas, ele depara-se com uma camaradagem imprevista, força e apoio de uma nova comunidade que lhe confere o sentimento de pertença pelo qual tanto lutou e que moldará a sua identidade, mudando a sua vida para sempre.

 

 

 



Ameaça Explosiva

Título original: Hot Seat
Realizador: James Cullen Bressack
Com: Kevin Dillon, Mel Gibson, Shannen Doherty
Género: Ação
Classificação: M/14
Outros dados: EUA, 2022, 99 min

Orlando Friar, um antigo hacker a tentar mudar de vida, é surpreendido por um telefonema anónimo que lhe diz que uma bomba debaixo do seu assento explodirá, a menos que complete uma série de assaltos impossíveis a bancos digitais. Orlando terá de usar o seu raciocínio rápido se quiser sobreviver e chegar a casa para o aniversário da sua filha. Depois de ser incriminado como o autor deste sinistro enredo, a única esperança de Orlando é um técnico de bombas chamado Wallace e o seu jovem parceiro, Jackson.

 

 




Batem à Porta

Título original: Knock at the Cabin
Realizador: M. Night Shyamalan
Com: Jonathan Groff, Dave Bautista, Rupert Grint
Género: Thriller
Classificação: M/16
Outros dados: EUA, 2023, 100 min

Durante umas férias numa cabana isolada, uma menina e os seus pais são feitos reféns por quatro estranhos armados, que exigem que a família faça uma escolha impensável de forma a prevenir o apocalipse. Com acesso limitado ao mundo exterior, a família tem de decidir no que acredita, antes que tudo esteja perdido…

 

 

 

 



 

Detetive Aranha (VP)

Título original: Inspector Sun and the Curse of the Black Widow
Realizador: Julio Soto Gurpide
Com:
Género: Animação
Classificação: M/6
Outros dados: Es, 2023, 90 min
Versão: Dobrado

Xangai, China, 1934. Num mundo de insetos paralelo ao dos humanos, o veterano Inspetor Sun, uma aranha solitária, lidera a sua última missão contra o seu arqui-inimigo, o Gafanhoto Ruivo, antes de partir para um merecido retiro. As suas férias a bordo de um hidroavião entre Xangai e São Francisco acabam abruptamente quando o milionário Dr. Spindelthorp, que estava em lua-de-mel com a Arabella, uma viúva-negra, aparece assassinado. O Escaravelho e o Capitão Skelton suspeitam imediatamente que Arabella é a assassina. O Inspetor Sun terá, mais uma vez, de resolver o mistério. Mas o que começa como apenas mais um caso a bordo de um avião acabará por decidir o destino de toda a humanidade.

 




Ennio, o Maestro

Título original: Ennio
Realizador: Giuseppe Tornatore
Com: Bernardo Bertolucci, Marco Bellocchio, Dario Argento
Género: Documentário
Classificação: M/12
Outros dados: Bélgica, Itália, Japão, Holanda, 2021, 156 min

Ennio é um retrato profundo de Ennio Morricone, o compositor de filmes mais popular e prolífico do século XX, o mais amado pelo público internacional, duas vezes vencedor do Óscar e autor de mais de quinhentas partituras inesquecíveis. O documentário, exibido no 78º Festival de Veneza, apresenta-nos o compositor e maestro através de uma longa entrevista conduzida por Tornatore e depoimentos de realizadores e músicos, incluindo alguns bem conhecidos do grande público como Bernardo Bertolucci, Marco Bellocchio, Dario Argento, Quentin Tarantino, Wong Kar Wai (um dos produtores e distribuidor do filme), Bruce Springsteen, John Williams ou Hans Zimmer.

 

 




Os Espíritos de Inisherin

Título original: The Banshees of Inisherin
Realizador: Martin McDonagh
Com: Colin Farrell, Brendan Gleeson, Barry Keoghan
Género: Drama
Classificação: M/14
Outros dados: EUA, Reino Unido, 2022, 114 min

Situado numa ilha remota na costa oeste da Irlanda, “Os Espíritos de Inisherin” acompanha os amigos de longa data Pádraic (Colin Farrell) e Colm (Brendan Gleeson) que se encontram num impasse quando Colm, inesperadamente, põe fim à amizade deles. Um estupefato Pádraic, amparado pela sua irmã Siobhán e pelo problemático jovem ilhéu Dominic, esforça-se para recuperar o relacionamento, recusando-se a aceitar um não como resposta. No entanto, os esforços repetidos de Pádraic apenas fortalecem a determinação de seu ex-amigo e, quando Colm entrega um ultimato desesperado, os eventos sucedem-se rapidamente com consequências inesperadas.

 



 

Leia também