Cinema | Estreias da Semana – 19 de maio 2022

Cinema

 

Estreias da Semana – 19 de maio 2022

 

f1 2A Memória de Um Assassino

Título original: Memory
De: Martin Campbell
Com: Liam Neeson, Monica Bellucci, Ray Stevenson
Género: Acção
Classificação: M/16
Outros dados: EUA, 2022, Cores

Alex Lewis (Liam Neeson) é um experiente assassino com uma reputação pautada pela descrição. Mas quando Alex se recusa a completar uma missão a mandato de uma perigosa organização criminosa, ele transforma-se num alvo e tem de começar a perseguir aqueles que o querem matar. Os agentes veteranos do FBI, Vincent Serra, Linda Amistead e o agente dos serviços secretos mexicanos, Hugo Marques são chamados para investigar o rasto de corpos deixados por Alex. Tanto o FBI como o Sindicato do Crime estão a seguir de perto o rasto do assassino, mas Alex tem as competências necessárias para estar sempre um passo à frente, exceto numa coisa: está a sofrer de grave perda de memória, que afeta todos os seus passos e torna o seu objetivo cada vez mais difícil de cumprir.

 


f2 2A Viagem de Pedro

Título original: Pedro
De: Laís Bodanzky
Com: Cauã Reymond, Renan Bleastè, Welket Bungué, Luísa Cruz, Victoria Guerra, João Lagarto
Género: Drama, Biografia
Outros dados: BRA/POR, 2021, Cores, 96 min

Em 1831, D. Pedro deixa o Brasil independente rumo à Europa, a fim de preparar a luta contra o irmão Miguel pelo trono de Portugal, onde é tido como traidor. No meio do Atlântico, a bordo de uma fragata inglesa, misturam-se membros da corte, oficiais, criados e escravos, numa babel de línguas e de posições sociais. Pedro tenta reunir forças para a guerra fratricida que se aproxima, mas a doença e o medo da morte lançam-no numa espiral de delírios. Revive diversos momentos da sua vida, a infância, o casamento com Leopoldina, o romance com Domitila de Castro e imagina discussões com o irmão. Partindo de uma lacuna nos relatos históricos, Laís Bodanzky imagina esta viagem num ousado exercício de encenação histórica.

 


f3 2Ainbo: Espírito da Amazónia

Título original: Ainbo: Spirit of the Amazon
De: Richard Claus, Jose Zelada
Com: Lola Raie (Voz), Naomi Serrano (Voz), Dino Andrade (Voz)
Género: Animação, Aventura
Classificação: M/6
Outros dados: Peru/HOL, 2021, Cores, 84 min

A história épica de uma jovem heroína e dos seus guias espirituais, Dillo, um engraçado Tatu, e Vaca, uma Anta gigante e pateta, que embarcam numa viagem para pedir ajuda ao mais poderoso espírito da Amazónia, de forma a salvar a sua casa e a sua comunidade. Ainbo nasceu e cresceu na selva mais profunda da Amazónia, na aldeia de Candámo, longe da civilização e de outros humanos. Um dia, a jovem descobre que a sua terra natal está a ser ameaçada, e luta com todas as suas forças para salvar o seu paraíso da destruição ilegal da floresta e da exploração infantil.


f4 1Delicioso

Título original: Délicieux
De: Éric Besnard
Com: Grégory Gadebois, Isabelle Carré, Benjamin Lavernhe, Guillaume de Tonquédec
Género: Comédia Dramática
Classificação: M/12
Outros dados: FRA/BEL, 2021, Cores, 112 min

Na alvorada da Revolução Francesa, Pierre Manceron, um cozinheiro ousado mas orgulhoso, é despedido pelo seu amo, o duque de Chamfort. Conhece então uma mulher surpreendente que deseja aprender a arte culinária a seu lado, devolvendo-lhe a confiança e ajudando-o a libertar-se da sua condição de servo, para levar a cabo a sua própria revolução. Juntos inventam um local de prazer e partilha, aberto a todas as pessoas: o primeiro restaurante. Uma ideia que os fará ganhar clientes… e inimigos.

 


f5 1Eiffel

Título original: Eiffel
De: Martin Bourboulon
Com: Romain Duris, Emma Mackey, Pierre Deladonchamps, Armande Boulanger
Género: Drama, Histórico, Biografia
Classificação: M/12
Outros dados: ALE/FRA/BEL, 2021, Cores, 108 min

Após terminar o projeto de construção da Estátua da Liberdade, Gustave Eiffel está no auge da sua carreira. O governo francês pretende que ele crie algo espetacular para a Exposição Mundial de 1889 em Paris, mas Eiffel está apenas interessado no projeto do Metropolitano. Tudo muda quando se reencontra com uma antiga paixão. Este relacionamento proibido inspira-o a mudar o horizonte parisiense para sempre…

 


f6Jujutsu Kaisen 0

Título original: Gekijouban Jujutsu Kaisen 0
De: Seong-Hu Park
Com: Chinatsu Akasaki, Aya Endô, Kana Hanazawa
Género: Animação, Acção
Classificação: M/12
Outros dados: JAP, 2021, Cores, 105 min.

Quando era criança, Rika Orimoto morreu num acidente de viação à frente do seu amigo, Yuta Okkotsu. “Eu prometo. Quando crescermos, vamos casar-nos!” Rika transforma-se numa assombração na vida de Yuta, atormentando-o e fazendo-o desejar a própria morte. Até que um dia, Satoru Gojo, um feiticeiro Jujutsu, convida Yuta a matricular-se no Colégio Técnico de Jujutsu de Tóquio. Ali, ele conhece os colegas Maki Zen’in, Toge Inumaki e Panda, e recupera a sua autoconfiança.

 


f7Meu Filho

Título original: My Son
De: Christian Carion
Com: James McAvoy, Clare Foy, Tom Cullen, Gary Lewis
Género: Drama, Thriller
Classificação: M/14
Outros dados: FRA/EUA/GB, 2021, Cores, 95 min

Edmond Murray (James McAvoy) trabalha para uma grande companhia petrolífera e tem sido claramente um pai ausente. Um dia, recebe uma mensagem da sua ex-mulher, Joan (Clare Foy): o seu filho de 8 anos, Ethan, desapareceu num campo de férias. Rapidamente, o rapto torna-se o cenário provável. Edmond, paranóico e cheio de culpa, acredita que Frank, o novo companheiro da ex-mulher, raptou a criança. Determinado a encontrar o seu filho sozinho e a todo o custo, Edmund encontra uma casa aparentemente abandonada numa zona rural. Em “Meu Filho”, o actor James McAvoy não recebeu um guião. O resultado foi uma proeza original no mundo do cinema em que o ator e o público descobrem o mistério ao mesmo tempo.

 


f8Sentimental

Título original: Sentimental
De: Cesc Gay
Com: Javier Cámara, Griselda Siciliani, Belén Cuesta, Alberto San Juan
Género: Comédia
Classificação: M/14
Outros dados: ESP, 2020, Cores, 82 min

Julio e Ana estão juntos há mais de 15 anos. Um casal caído na rotina da relação, que já não se olha nem se toca como em velhos tempos. Uma noite, Ana convida os vizinhos do andar de cima para um jantar. Um casal jovem, gentil e simpático, mas cujos “ruídos” se tornaram num incómodo para Júlio e Ana…ou terá sido talvez um estímulo? Amor, sexo, fantasias…e outras coisas muito divertidas.

 


 

Leia também