Cidade de Torres Vedras vai ter um Crematório

cemitério de mafra

Cidade de Torres Vedras vai ter um Crematório

 

Está a decorrer o concurso público para a conceção, construção e concessão do Crematório de Torres Vedras.

A abertura do concurso público para a construção de um crematório na cidade de Torres Vedras foi aprovada já este mês em reunião de Assembleia de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães.

O presidente daquela freguesia justifica a necessidade da construção desta infraestrutura com a falta de espaço no cemitério e pelo aumento do número de cremações (sendo os crematórios mais próximos os de Leiria, Santarém e Lisboa).

O crematório será instalado no Cemitério de São Miguel, na Rua Arenes de Cima, em Torres Vedras e terá a capacidade para 2.500 cremações por ano, ficando em aberto a construção, em caso de necessidade, de um segundo forno crematório.

De acordo com o texto do concurso público “o Preço Base proposto é inexistente pois o procedimento escolhido permite a celebração de contratos de qualquer valor, dado ser um Concurso Público com publicidade Internacional publicado no Jornal Oficial da União Europeia, o órgão competente para a decisão de contratar não se encontrar sujeito a limites máximos de autorização de despesa e o concurso englobar a Conceção, Construção e Concessão do Crematório de Torres Vedras”.

Segundo a LUSA será o vencedor do concurso a efetuar o investimento de um milhão de euros e o concurso publico define que o contrato terá um prazo de execução de 30 anos (prazo inicial sem incluir renovações).

O crematório renderá, anualmente, à câmara de Torres Vedras um montante mínimo de 10 mil euros de retribuição e ao final do terceiro ano de concessão passará a receber ainda de 1% da faturação do crematório. A autarquia terá ainda uma centena de cremações gratuitas.

O concurso publico decorrerá até 5 de janeiro de 2024.

Leia também