Chuva de meteoros durante esta madrugada

Chuva de meteoros

Esta madrugada há chuva de meteoros das Leónidas

 

As Leónidas, associadas à passagem do cometa Tempel-Tuttle, atingem, anualmente, o seu pico em meados de novembro e este ano não será exceção. As chuvas ocorrem entre 3 de novembro a 2 de dezembro, mas o pico ocorre na madrugada deste sábado, dia 18 de novembro.

São consideradas uma grande chuva, mas as taxas de meteoros são frequentemente tão baixas, com cerca de 15 meteoros por hora no pico de atividade.

As Leónidas são meteoros brilhantes, podem ser coloridas e que viajam a uma velocidade de 71 quilómetros por segundo, sendo consideradas um dos meteoros mais rápidos.

As Leónidas também são conhecidas por suas bolas de fogo e meteoros que roçam a Terra. Bolas de fogo são explosões maiores de luz e cor que podem persistir por mais tempo do que uma sequência média de meteoros.

A cada 33 anos, costumam ocorrer tempestades de Leónidas durante as quais se pode atingir o pico com centenas a milhares de meteoros vistos por hora, dependendo da localização do observador.

Para melhor visualizar esta “chuva de estrelas” a partir da meia-noite, a NASA aconselha que procure um lugar longe da cidade ou das luzes da rua, oriente-se com os pés voltados para o leste, deite-se de costas e olhe para cima, observando o máximo possível do céu. Ao fim de 30 minutos no escuro, os seus olhos se adaptarão e começará a ver meteoros.

A chuva durará até o amanhecer.

  • Cometa de Origem: 55P/Tempel-Tuttle
  • Localização do radiante: Constelação Leão
  • Ativo: 3 de novembro a 2 de dezembro de 2023 (pico em 18 de novembro)
  • Contagem de meteoros de pico de atividade: Cerca de 15 meteoros por hora
  • Velocidade do Meteoro: 44 milhas (71 quilómetros) por segundo
  • Iluminação da Lua: 25%

[Imagem: NASA]

Leia também

One Thought to “Chuva de meteoros durante esta madrugada”

  1. Que espectáculo bonito proporcionado pela natureza.

Comments are closed.