Cerimónia protocolar da Rede de Bibliotecas Públicas da Área metropolitana de Lisboa decorre em Mafra

Bibliotecas

Mafra recebe cerimónia protocolar da Rede de Bibliotecas Públicas da Área metropolitana de Lisboa

 

Por esta hora, a Biblioteca Municipal da Póvoa da Galega, localizada no edifício multiusos do Parque Urbano da Póvoa da Galega, no concelho de Mafra, estará prestes a receber a sessão protocolar de assinatura de contratos Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o financiamento da Rede de Bibliotecas Públicas da Área metropolitana de Lisboa.

O apoio do PRR, no valor de 586.000 euros, destina-se à aquisição de equipamentos informáticos e catálogos integrados.

Depois da constituição da Rede de Bibliotecas Públicas da Área metropolitana de Lisboa, as 75 bibliotecas públicas dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML) vão poder “melhorar o acesso à informação impressa e digital, e partilhar os recursos entre as várias bibliotecas, da gestão do espólio à programação de atividades culturais”.

Esta rede de Bibliotecas pretende que todas as bibliotecas trabalhem em conjunto para “que se preste à população da região um melhor serviço público e se reforce a identidade metropolitana”.

Com a nova rede de bibliotecas da AML, um leitor inscrito numa destas bibliotecas poderá requisitar um livro em qualquer das outras instituições públicas integradas na rede.

A cerimónia de hoje, na qual o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais e a Área Metropolitana de Lisboa assinam o referido protocolo, contaria com a presença da presidente do Concelho Metropolitano, Carla Tavares, e da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, entre outras entidades.

Bibliotecas

A AML refere que, atualmente, as bibliotecas são muito mais do que apenas espaços para a consulta de livros, publicações periódicas e materiais audiovisuais. São também espaços de coworking e zonas de estudo, e ainda locais inclusivos de acesso gratuito a computadores e à internet.

Têm ainda um papel relevante na programação de atividades culturais, fundamentalmente no domínio da leitura. Animações e dramatizações para crianças e famílias, conferências, exposições, lançamento de livros, projeções de cinema e workshops fazem parte das suas programações regulares.

Partilhe o Artigo

Leia também