Celebrações do 25 de abril em Sintra

Celebrações do 25 de abril em Sintra

Sintra assinala 50 anos do 25 de Abril com diversos eventos e atividades gratuitas

 

50.º aniversário do 25 de Abril de 1974 será comemorado pela Câmara Municipal de Sintra através de uma série de iniciativas gratuitas que se estenderão até ao final do ano.

Durante a apresentação deste programa, o presidente da autarquia, Basílio Horta, sublinhou que “as comemorações dos 50 anos de abril vão, sob o signo da liberdade, que vive paredes meias com a justiça social e com a cultura, enquanto fonte de cidadania. Com efeito, a liberdade desacompanhada do exercício dos direitos sociais e da cultura nos seus mais diversos significados é, como dizia Mário Dionísio, “um perigoso simulacro””.


Música, exposições, debates, conferências, teatro, concertos descentralizados, e atividades para os mais novos, integram o programa cultural que a Câmara Municipal de Sintra preparou para celebrar os 50 anos da revolução de Abril

 

Serão promovidas diversas iniciativas junto dos mais jovens, nomeadamente, as peças de teatro “25 de Abril, sempre!” e “Fazes parte! faz a tua parte”, a Mostra de Teatro das Escolas, sob o mote do 25 de Abril e a Assembleia Municipal Jovem e os centros lúdicos e bibliotecas municipais também irão dinamizar atividades alusivas a esta data.

 

Celebrações do 25 de abril em Sintra — Exposições

Vão realizar-se cinco exposições, “com destaque para a exposição “Carlos Granja, um fotógrafo sintrense do 25 de Abril” com fotografias históricas da Revolução em Sintra, e da qual constarão também fotografias do primeiro 1º de Maio em liberdade (1974), que irá estar patente no MU.SA — Museu das Artes de Sintra”.

Celebrações do 25 de abril em Sintra 1Também “O cartaz gráfico e o 25 de Abril”, no MU.SA — Museu das Artes de Sintra, “A municipalidade sintrense e a liberdade 1974-1976”, na Casa da Cultura Lívio de Morais, “O Primeiro 1º de Maio com gosto a liberdade”, de Carlos Granja, na zona pedonal da Rua Heliodoro Salgado e “Os livros que não puderam ser livres”, na Biblioteca Municipal de Sintra — Casa Mantero são as exposições para conhecer um pouco mais sobre a revolução dos cravos.

A música marcará as celebrações do 25 de abril com diversos concertos que trazem a temática da liberdade ao Centro Cultural Olga Cadaval.

Como não podia deixar de ser, também a música irá marcar as celebrações do 25 de abril, destacando-se, “sob o mote do poema de Sophia de Mello Breyner Andresen, “A minha vida é o mar e o abril a rua”, o espetáculo alia a poesia e música com Joana Moreira ao piano em conjunto com a voz de Miguel Maduro-Dias”.

 

Celebrações do 25 de abril em Sintra – Música

O concertoHomenagear o património musical de Abril” evocará as músicas de abril, “interpretado em formato instrumental, dando lugar à guitarra portuguesa de Ricardo Gama e à guitarra clássica de João Correia, e às quais se junta um quarteto de cordas”.

Celebrações do 25 de abril em Sintra 2O concerto “As canções que fizeram a Revolução” interpretado pela Orquestra Municipal de Sintra, apresentará um repertório consagrado a Zeca Afonso. “Tributo a Zeca Afonso — Marimba & Violoncelo”, “Anónimos de Abril” e “Contar Abril a cantar” são outros tantos concertos evocatórios da data. 

A 29 de junho, Dia do Município, mas ainda no quadro das comemorações do 25 de Abril, “Marisa Liz e Orquestras Escolares de Sintra apresentam um concerto no Largo do Palácio Nacional de Sintra, onde interpretarão alguns temas emblemáticos do 25 de Abril.

 

Celebrações do 25 de abril em Sintra — Teatro

A peça de teatro “Um jantar revolucionário”, no Centro Cultural Olga Cadaval, juntará “personagens da história mundial, entre eles, Salgueiro Maia, que quer incentivar ao voto. Trata-se de exercício final da Oficina de Criação Teatral, promovida pelo Chão de Oliva, em que jovens entre os 14 e os 17 anos escrevem e interpretam os seus próprios textos e ideias”.

Haverá, ainda, muitas outras iniciativas por todo o concelho de Sintra, integradas no programa das celebrações do 25 de abril, nomeadamente, debates e conferências.

Saiba mais AQUI.

 

 

Leia também