Carnaval de Torres Vedras dá mais um passo para ser património da UNESCO

Carnaval Torres Lisboa7 2024 Carnaval de Torres Vedras

Carnaval de Torres Vedras dá mais um passo para ser património da UNESCO

 

Em fevereiro de 2014 a Câmara Municipal de Torres Vedras reuniu com uma equipa da Comissão Nacional para a Unesco, de modo a iniciar a candidatura do Carnaval de Torres Vedras a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Para atingir este objetivo era necessário a inscrição do Carnaval de Torres Vedras na Lista do Património Cultural Imaterial do nosso país.

O processo iniciou-se em 2016 e em março de 2022 a Direção-Geral do Património Cultural(*) anunciou a aprovação do pedido de registo do Carnaval de Torres Vedras no Inventário Nacional do Património (ver artigo). No ano seguinte, em outubro, Torres Vedras recebeu a placa comemorativa da inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI) (ver artigo).

A autarquia de Torres Vedras deu hoje mais um passo no processo de  candidatura do Carnaval de Torres Vedras a Património Cultural Imaterial (PCI) da UNESCO, ao assinar um Ajuste Direto com a empresa Memoria Imaterial C Cultural CRL, para a aquisição de serviços para apoio na preparação da candidatura do Carnaval de Torres Vedras a PCI da UNESCO.

Posteriormente. será o Estado Português a selecionar, dos proponentes a Património Imaterial da Humanidade, aquele que Portugal assumirá como candidato.

(*) Em janeiro deste ano, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) deixou de existir, tendo sido substituída por duas novas entidades — Património Cultural, I.P., e Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E.

Partilhe o Artigo

Leia também