Carnaval de Torres Vedras 2024 recebeu cerca de 450 mil foliões

tvc0

Carnaval de Torres Vedras 2024 recebeu cerca de 450 mil foliões

 

Este ano o Carnaval mais português de Portugal decorreu sob o tema “Carnaval do Futuro” e contou com cerca de 450 mil foliões e teve um investimento de 1,1 milhões de euros.

tvc1O São Pedro ameaçou, ameaçou, mas apenas levou ao cancelamento do corso Escolar. Este ano, no corso Escolar, eram esperados cerca de 7.000 alunos (do ensino pré-escolar ao ensino secundário) pertencentes a 77 estabelecimentos de ensino, acompanhados por mais de mil professores e auxiliares de ação educativa (ver artigo do Jornal de Mafra).

Por seu lado, o Baile de Máscaras Tradição, que se realizou no Pavilhão Multiusos, na Expotorres, contou com cerca de 900 foliões seniores de Torres Vedras, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Lourinhã e Alenquer.

A Chegada e Entronização dos Reis, devido a condições meteorológicas, aconteceu no Pavilhão Multiusos, na Expotorres (ver artigo do Jornal de Mafra), mas os reis do Carnaval receberam a chave da cidade que viveu em monarquia durante 6 dias.

O concurso de grupos de mascarados contou este ano com 34 grupos, num total de cerca de 1600 participantes. Os grupos vencedores foram o grupo “CÚ-Lones do Futuro”, o grupo “As Robertas – COJOPE”, as “Ribeirinhas” e as “E.Tinhas da Avó” (ver artigo do Jornal de Mafra).

Foram 55 os concorrentes ao concurso de Matrafonas do Carnaval de Torres Vedras que, em saltos altos, de minissaias e de perucas, tentaram a sua sorte.
tvc2Os primeiros lugares foram para João Afonso (Miss Mini-Matrafona), Francisco Jacinto (Miss Matrafona) e Paulo Rato (Miss Madura) (ver artigo do Jornal de Mafra).

O Corso Trapalhão, um corso onde não existirem restrições, apenas boa disposição, e que conta sempre com a presença dos carros espontâneos. Este ano foram 16 os carros (12 são motorizados e 4 não motorizados) em desfile, num total de 485 elementos envolvidos.
Nos Corsos Diurnos (domingo e 3.ª feira) participaram seis carros alegóricos e o carro dos Reis, associações carnavalescas, grupos de mascarados, matrafonas, cabeçudos, zés-pereiras, bombos, cavalinhos, gaiteiros e majoretes de Wellington (cidade geminada com Torres Vedras).

Os festejos do Carnaval em Torres Vedras começaram na 6.ª feira, dia 9 de fevereiro, duram os habituais seis dias, tendo terminado na 4.ª feira, 14 de fevereiro, com o Enterro do Entrudo (ver artigo do Jornal de Mafra).

Com o fim do Carnaval deste ano terminaram as comemorações do centenário do Carnaval de Torres Vedras.

[Imagens: CTV]

Partilhe o Artigo

Leia também