Biblioteca, Basílica e envolvente exterior do Palácio de Mafra vão ser alvo de obras
Em julho de 2023, o então Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, afirmou que 18 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) seriam para investir no Palácio Nacional de Mafra (ver artigo). Para além da instalação do Museu Nacional da Música e da criação do Arquivo Nacional Sonoro, o montante destinava-se a obras de requalificação do Palácio Nacional de Mafra (intervenções nas coberturas, fachadas e claustros do monumento e ainda na basílica e na biblioteca).
A câmara Municipal de Mafra na reunião agendada para amanhã prepara-se para aprovar a abertura de dois concursos públicos associados à conservação e restauro do Palácio Nacional de Mafra (PNM).
- conservação e restauro da Biblioteca e Basílica do PNM
- conservação e restauro da envolvente exterior e dos claustros do PNM
No caso da Biblioteca e Basílica do PNM, o orçamento previsto é de 2.800.000,00 € (dois milhões e oitocentos mil euros), acrescido do IVA à taxa legal em vigor. O prazo de execução da obra é de 420 dias (a contar da data de consignação da obra).
No caso da envolvente exterior e dos claustros do PNM, o orçamento previsto é de 3.035.000,00 € (três milhões e trinta e cinco mil euros), acrescido do IVA à taxa legal em vigor. O prazo de execução da obra é de 420 dias (a contar da data de consignação da obra).