Os manuscritos recentemente descobertos no interior do manto da imagem de Nossa Senhora da Soledade são “pedidos de sete senhoras, a maioria jovens, feitos a Nossa Senhora, nos quais imploram protecção e auxílio da nossa Mãe Santíssima. Os pedidos datam da última década do século XIX, e foram escondidos, presume-se, pelas próprias bordadeiras da então Sirgaria Bello, Jorge & Santos, Fornecedora da Casa Real estabelecida no Rossio, em Lisboa.”
A Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento (RVISS) de Mafra resolveu pela “abertura, leitura e posterior acondicionamento no arquivo histórico” destes manuscritos.
A RVISS revelou as inscrições de dois dos documentos.
“Minha querida Mãe Santíssima, pelo vosso grande amor, pelo vosso filho nosso pai, vos peço que me deis muita saúde e trabalho, que os meus inimigos nunca me possam fazer mal nem aos meus, que a minha mãe Santíssima me salve a minha alma e que o poder de Nossa Senhora nunca me faça cair na miséria, acuda-me nas minhas aflições pelo vosso santo coração”.
e
“Minha Mãe Santíssima, nesta petição vos peço que deis saúde a minha mãe, ao Jorge e a minha avó. Que me deis sempre inteligência e que nos exames fique sempre bem. Para que me guarde de todos os perigos”
Imagem RVISS